Hã? Oi? Como?

Conforme a gente vai conhecendo um pouquinho mais sobre o vinho a cada dia que passa, a gente tem contato com alguns termos bem específicos e às vezes estranhos. Em vez de assustar-se com eles, entenda-os!

Aqui vão alguns:

 fermentação malolática

Processo conhecido também como “fase de acabamento”, durante o qual o ácido málico é transformado em ácido lático, e o vinho estabiliza-se. Acontece somente depois que a fermentação alcoólica transformou o açúcar em álcool.

A fermentação malolática reduz a acidez dos vinhos, por isso o processo não é utilizado quando o enólogo busca, por exemplo, vinhos brancos leves, com frescor e acidez mais acentuados.

As bactérias responsáveis por esse processo também modificam o sabor e as propriedades aromáticas do vinho, proporcionando maior complexidade ao vinho.

 chaptalização

Esse termo corresponde a uma operação de correção de açúcar no mosto. O nome homenageia Jean-Antoine Chaptal (1756-1832), químico francês que propôs o processo, quando ministro da agricultura da França.

Quando é necessária? Quando o clima excessivamente frio dificulta a total maturação das uvas, que, menos maturadas, contém menos açúcar natural, e produzem vinhos com menos teor alcoólico que o necessário para alcançar equilíbrio. Para aumentar o potencial alcoólico do vinho (e não para aumentar sua doçura, que fique claro), utiliza-se a Chaptalização.

Essa é uma prática polêmica, cada vez menos frequente e cada vez menos necessária, proibida em alguns países, e permitida em outros.

 apassimento

Técnica especial de secagem de uvas, utilizada tradicionalmente nos vinhos Amarone della Valpolicella.

As uvas são selecionadas na vinha, e devem estar perfeitamente saudáveis e maduras, em cachos finos e não muito compactos. Depois de colhidas, as uvas são cuidadosamente colocadas em caixas perfuradas ou em racks, em uma única camada, a fim de obter a melhor circulação de ar possível, e evitar o esmagamento dos bagos.

Essas uvas ficam em uma parte superior das adegas, chamada fruttaio, onde a circulação de ar é perfeitamente adequada para a conservação dos cachos.

Depois de 3 ou 4 meses, com a perda da água, as uvas reduzem seu peso à metade, e apresentam uma concentração de açúcares de 25 a 30%, além de perderem acidez e de ganharem maior concentração de polifenóis, como o resveratrol.

Só depois desse processo, as uvas destinadas a produzir Amarone della Valpolicella são esmagadas. Isso garante, a esse vinho, um estilo completamente diferente e inconfundível.

O universo que ronda o vinho às vezes parece misterioso e difícil de entender. Mas não é, não. É somente cheio de detalhes e peculiaridades, sempre interessantes e possíveis de serem compreendidos. E nós adoramos isso!




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em