As flores do vinhedo

Já reparou na flor da videira? Hoje o assunto é ela...

O aparecimento das flores nos vinhedos, ou seja, a floração, ou inflorescência, é um processo que acontece em meados de maio, no hemisfério norte, e em meados de novembro, no hemisfério sul.

E qual a importância das flores? Nos vegetais, é nas flores que localizam-se os órgãos responsáveis pela formação das células reprodutivas.

Vale observar que muitas espécies vegetais possuem os componentes reprodutivos masculinos e femininos na mesma flor. É o caso da maioria das cepas de Vitis vinifera.

Na parte masculina da flor, chamada androceu, ocorre a produção dos grãos de pólen. Para que haja a fecundação, é preciso que o pólen chegue até o óvulo, que se desenvolve na parte feminina da flor, o gineceu.

A polinização, ou seja, esse transporte do pólen, acontece por agentes polinizadores, como o vento, insetos ou pássaros. Quando o pólen é transferido de uma flor para outra, o processo é chamado de polinização cruzada. Quando o pólen fecunda um óvulo da mesma flor, chamamos autopolinização.

A fertilização acontece dois ou três dias após a polinização, e uma vez fertilizadas, as flores iniciam um longo processo de transformação em bago de uva, protegendo no seu interior, suas sementes.

Mas nem todas as flores do vinhedo viram uvas. Dependendo da cepa e de condições como temperatura, luz e umidade, a taxa de polinização varia de 10 a 50%.

E como são as flores da videira? São pequenas e verdes. A única parte colorida da flor é o estigma, que pode ser amarelado ou avermelhado.

Vamos confessar uma coisa: a flor da videira não é das mais exuberantes. Nem precisa, não é mesmo? O grande trunfo dessa planta são as uvas, e os deliciosos vinhos que elas são capazes de produzir!

Se você gostou de saber mais sobre a flor da uva, sugerimos ler também sobre as folhas, clicando aqui.

E para finalizar, uma curiosidade... O aroma peculiar da flor da videira pode ser percebido em alguns vinhos brancos aromáticos. Delicado, não é?




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.