Trincadeira

As castas nativas são um dos muitos tesouros de Portugal. E Trincadeira é uma dessas castas.

Essa é uma variedade especialmente popular no Tejo, Alentejo e no Douro.

Conhecida também como Trincadeira Preta, ou Tinta Amarela (principalmente na região do Douro), a Trincadeira é uma uva presente em todo o país, principalmente nas regiões secas e quentes.

Apresenta cachos médios e muito compactos. Os bagos são pequenos, uniformes, bem redondos, e com a cor negro-azulada. A película das uvas é frágil e fina. Tudo isso faz a Trincadeira não gostar de chuva, sendo extremamente sensível a doenças e à podridão.

A Trincadeira é considerada uma variedade temperamental, que exige muita atenção do agricultor, pois tem rendimentos altos e irregulares, precisando de controle e refreio para garantir boa qualidade em seus vinhos.

Além disso, sua colheita demanda atenção. A janela de tempo no qual as uvas estão no ponto ideal de amadurecimento é estreita, de poucos dias. Antecipar a colheita rende frutos sem sabor. Atrasá-la resulta em falta de acidez.

Talvez por todos esses motivos, essa é uma uva que tem perdido espaço nos vinhedos, nos útlimos anos. Ela não é fácil.

Mas, quando tudo está sob controle, da videira à garrafa, esse é um vinho bastante floral. Quando jovem, tem um caráter mais herbáceo, apresentando notas vegetais. Com o tempo, adquire fortes aromas de framboesa, pimentas, especiarias como cravo e canela, e ervas.

Os vinhos produzidos à base de Trincadeira têm bons taninos, uma acidez muito fresca, são muito ricos em cor, e têm boas condições para envelhecer em garrafa. São, sem sombra de dúvida, elegantes.

Apesar de muito utlizada em varietais, um dos maiores parceiros da Trincadeira, em vinhos de corte, é a uva Aragonez, também conhecida como Tinta Roriz.

E como harmonizar a Trincadeira? Com carne de porco ou bovina de vitela, e você vai ter uma excelente combinação. Com bacalhau, e você vai se sentir na “terrinha”, como carinhosamente chamamos Portugal, aqui no Brasil.

E, se quiser ler mais sobre a produção de vinhos portugueses, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.