Com gelo ou sem gelo, eis a questão!

Há quem aprecie colocar uma pedrinha de gelo na sua taça de vinho. Há quem se ofenda muito quando alguém faz isso...

Algumas pessoas têm esse hábito, sim. E não há motivo para condená-las. É uma questão de gosto pessoal, fazer o quê?

Talvez elas coloquem um gelinho pelo prazer da temperatura mais fria. Talvez porque gostem de deixar a bebida mais leve. Talvez porque simplesmente tenham o hábito. Ponto.

Se você sofre ao ver o seu melhor e mais caro vinho sendo diluído em água por algum convidado, segure-se na cadeira. Colocar gelo no vinho não é uma prática tupiniquim, como podem pensar alguns tradicionalistas, para não dizer preconceituosos. Na Europa, durante o verão, várias pessoas fazem isso. É verdade.

Então vamos falar da parte estritamente técnica da coisa. Acrescentar gelo interfere no sabor? Claro! Esconde os aromas? Sim. Inibe os taninos? Também. Prejudica as borbulhas dos espumantes? Sem dúvida!

Mas espera aí. Quem disse que toda vez que abrimos uma garrafa de vinho estamos fazendo uma avaliação técnica de sua qualidade? Muito pelo contrário. Na maioria das vezes, estamos buscando apenas um pouco de satisfação e descontração. Então, não sejamos tão críticos assim, com quem se satisfaz e se descontrai colocando gelo no seu vinho.

Aliás, sabia que existem vinhos produzidos intencionalmente para esse propósito? E não estamos falando em vinhos de qualidade duvidosa, não. Alguns grandes produtores têm suas versões de vinho para servir “on the rocks”. Existem até rosés da Provence e espumantes de Champagne especialmente elaborados para serem degustados com gelo!

Nesse caso, é comum que sejam versões um pouco mais adocicadas, e, no caso de espumantes, com borbulhas mais intensas que o normal. Por quê? Porque quem produz o vinho sabe dos efeitos do gelo sobre nossa percepção sensorial, oras...

Agora, uma outra alternativa para quem realmente quiser resfriar um pouquinho o vinho de sua taça, mas sem diluir o líquido em água, é recorrer àqueles cubinhos de gelo reutilizáveis, feitos de silicone. Fica a dica...

Só não perca o seu precioso tempo discutindo se pode ou não colocar gelo. Não há certo ou errado. Cada um que deguste o seu vinho à sua maneira. O excesso de formalidades em torno do vinho talvez seja o maior impeditivo para que mais pessoas desfrutem desse prazer, já pensou nisso?

Ah, falando em gelo: já pensou em fazer cubos de gelo com o vinho que eventualmente sobra, ao fim da noite? Essas pedrinhas podem ser muito úteis, por exemplo, para o uso culinário. Veja essa dica, clicando aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.