Enoturismo, juntando o agradável ao agradável...

Não demorou para que os amantes do vinho enxergassem, nas férias, uma excelente oportunidade para novas degustações. Não demorou para que a indústria do turismo enxergasse, no vinho, uma excelente oportunidade de novos negócios. Assim nasceu o enoturismo.

O enoturismo capitaliza o atrativo turístico de determinada região vitivinícola.

Degustar novos vinhos, visitar vinícolas e vinhedos, jantar em suas instalações, e eventualmente até participar de alguma etapa do cultivo das uvas ou da produção do vinho, chegando até mesmo a poder se hospedar em uma propriedade produtora de vinho. Esse é o programa de férias de muitos enófilos, ao redor do mundo.

Para as vinícolas, essa é a oportunidade, também, para construir relações com seus clientes.

Há quem diga que as visitações organizadas nos roteiros de vinhos, em países como França, Itália, Espanha, Portugal e Alemanha, são tão ou mais procuradas que as visitações a museus e monumentos. Na Califórnia, o enoturismo perde apenas para a Disneyland, em popularidade com os turistas. No sul do Brasil, também encontramos um importante pólo de enoturismo, que atrai brasileiros e estrangeiros.

Mais do que consumir vinhos, em si, o enoturista busca um atrativo cultural, pois a enogastronomia local reflete e concentra a história, a tradição e a evolução de determinado povo.

Uma pesquisa realizada pela Travel Industry Association, em parceria com a Gourmet and the International Culinary Tourism Association, nos Estados Unidos, apontou para fortes evidências do crescimento desse mercado. Foram ouvidos, para a pesquisa, 2.364 turistas.

Na Europa, desde 2009 comemora-se o Dia Europeu do Enoturismo, no 2º domingo do mês de novembro, quando vários eventos acontecem, simultaneamente, pelo continente. Os Estados Unidos também estão tentando criar a tradição de celebrar a importância do enoturismo em um dia específico. Em 2013, foi no dia 11 de maio. Em 2014, o dia escolhido foi o dia 08 de novembro.

Mas não é preciso um dia específico para juntarmos esses dois prazeres: viagens e vinhos. Que tal fazer as malas?

Se quiser sugestões de destino, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.