Passe o porto, Bispo...

A íntima relação entre os ingleses e o vinho do Porto é antiga. Eles acabam, então, protagonizando algumas das melhores histórias com esse célebre vinho português...

Uma dessas histórias está relacionada à maneira de servir o vinho do Porto, após um grande jantar.

O vinho do Porto é tradicionalmente servido em decantadores, que são passados, de participante a participante, em sentido horário, para a esquerda. Por que especificamente para a esquerda? Consta que esse hábito surgiu para que as pessoas mantivessem a mão direita livre, podendo empunhar suas espadas mais rapidamente, em caso de necessidade.

 Mas e o Bispo, mencionado no título?

Quando um dos participantes monopoliza o decanter, demorando a passá-lo ao seu colega da esquerda, os britânicos, famosos pela educação, utilizam um artifício para lembrar, discretamente, o esquecido. A frase utilizada é “Você conhece o Bispo de Norwich?”

Se o esquecido percebe a gafe, passa o decantador adiante. Se responde “não”, o amigo diz “Ele era um bom sujeito, mas nunca passava o vinho do Porto...”

 Mas afinal, quem era o Bispo de Norwich?

Norwich é uma cidade do Reino Unido, famosa por suas igrejas medievais, muitas e belas, principalmente a que leva o nome da cidade, a Catedral de Norwich.

Dizem que essa piada vem de Henry Bathurst, que foi Bispo de Norwich no século 19, e que viveu até os 93 anos. Com a idade avançada, ele mal enxergava, e também adormecia à mesa com facilidade, acumulando decantadores ao seu redor, sem passá-los aos demais presentes.

Bom, não deixe de degustar um bom Porto entre amigos. Mas não deixe, também, de passá-lo adiante!

E, se quiser ler outra tradição britânica, relacionada ao vinho do Porto, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.