Um vinhedo na selva de pedra

Onde alguns veem problema, outros veem oportunidade! Veja que interessante!

O aumento da taxa de urbanização, ou concentração de população em aglomerações de caráter urbano, é um desafio dos tempos atuais, sob diversos pontos de vista, inclusive da saúde ambiental das grandes cidades. 

Nesse contexto, a agricultura urbana, prática agrícola no meio urbano, vem ganhando popularidade em inúmeras cidades.

Chegamos ao ponto, vejam só, de observar uma iniciativa mais que inusitada: que tal um vinhedo no topo de um edifício? E se esse edifício estivesse em uma das maiores metrópoles do mundo? Parece, no mínimo, curioso!

Mais do que uma horta urbana para consumo próprio, a ideia é ter um vinhedo comercialmente viável, que ocupa uma área de 1.375 m2, sendo capaz de fornecer as uvas necessárias para a produção de vinho, ano após ano.

Onde está esse vinhedo? No topo de um pequeno edifício de 4 andares, no meio do Brooklyn, na cidade de Nova York!

A previsão para a primeira colheita dessas vinhas é outubro de 2016, e o lançamento da primeira safra de seus vinhos está previsto para o primeiro semestre de 2017.

Nesse meio tempo, enquanto os produtores aguardam o amadurecimento das uvas, o vinhedo abriga uma série de eventos para interessados em vinhos, gastronomia e qualidade de vida.

A propósito, a vinícola responsável por levar adiante essa ideia, tão inovadora, tem o sugestivo nome de Rooftop Reds, que significa em português “Tintos do Topo do Telhado”.

Sem dúvida essa é uma medida capaz de transformar as cidades em locais mais verdes. Mas, além disso, os empreendedores desse projeto, em Nova York, também engajaram a comunidade local, estabelecendo uma parceria para ensinar noções básicas de viticultura a pessoas carentes, abrindo novas possiilidades de emprego a essa população. O projeto também prevê um programa de estágio para estudantes do ensino médio que, interessados em agricultura urbana, queiram aprender sobre cultivo da vinha, produção de vinho e gestão de vinícolas.

Pois é. Onde alguns veem problema, outros veem oportunidade!

Se o vinho será bom ou não, sabe-se lá...! Só o tempo dirá. Mas, que a ideia é incrível, é!

Para encerrar, uma brincadeira: será que um dia estaremos discutindo terroirs urbanos, ou comparando microclimas de condomínios vizinhos?




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.