Catarata

Saiba como o vinho pode ajudar a diminuir a incidência deste mal, que é a maior causa de perda de visão, no mundo. Ao menos dois estudos científicos apontam para mais esse benefício do vinho, quando consumido moderadamente.

Para entender o conceito de consumo moderado de vinho, clique aqui.

 Na Islândia...

Um desses estudos foi apresentado em 2005 no encontro anual da Associação para Pesquisa em Visão e Oftalmologia, e fez parte de uma pesquisa maior, chamada Reykjavik Eye Study, sobre doenças oculares relacionadas à idade. Reykjavik é a capital da Islândia, onde a pesquisa aconteceu.

Nessa parte da pesquisa, foram acompanhadas por 5 anos (1996-2001), mais de oitocentas pessoas com mais de 55 anos, por meio de exames oftalmológicos e questionários com perguntas sobre saúde, dieta, medicamentos...

Tanto a abstenção como o excesso de consumo de álcool foram associados a um significativo aumento na incidência de catarata. E a menor taxa de incidência da doença foi verificada entre os bebedores moderados de vinho tinto, que, segundo o estudo, diminui o risco do problema em 50%.

 Na Austrália...

O outro estudo inicialmente mencionado é australiano, chamado The Blue Mountains Eye Study, e envolveu mais de 5.000 pessoas com mais de 49 anos, recrutadas em duas etapas. Realizado no período entre 1992 e 2009, foi apresentado em 2010, pelo Centro para Pesquisa da Visão, relacionando o consumo de álcool e a incidência de catarata a longo prazo.

A conclusão dessa pesquisa aponta para uma curva em formato da letra U, na qual os abstêmios e os que se excedem, no consumo do vinho, têm o risco da doença elevado, e aqueles que são os chamados bebedores moderados, tem 50% menos ocorrência de catarata.

Coincidência ou confirmação científica, os dois estudos em questão apontaram para o mesmo resultado, que, aliás, é uma excelente notícia para nós, amantes do vinho!

Para ler sobre outros benefícios do consumo moderado de vinho à saúde, clique aqui.

Um brinde à nossa saúde!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.