Vinho e testosterona

Recentemente, foi publicado no Nutritional Journal, especializado em divulgação de pesquisas sobre nutrição humana, um estudo intrigante.

Realizada por cientistas da Kingston University, essa pesquisa traz um resultado interessante, mas ainda precisa ser revalidada, pois foi realizada somente em laboratório, ou seja, com técnicas in vitro, sem testes em humanos.

Segundo esse estudo, compostos existentes no vinho tinto são capazes de inibir a excreção de testosterona pela urina.

Isso significa aumentar a taxa de biodisponibilidade da testosterona no organismo, que está relacionada ao aumento de massa muscular, pois aumenta o metabolismo de gorduras, produzindo energia. Já a deficiência de testosterona ocasiona perda de massa muscular e óssea, força, perda de libido e armazenamento de gordura.

Os cientistas viram, nesse estudo, a possibilidade do consumo de vinho tinto ajudar as pessoas a melhorar seu desempenho esportivo, ao aumentar a quantidade de testosterona no organismo.

Controversas à parte, a pesquisa também descobriu que a bebida talvez possa ajudar a burlar testes anti-dopping, o que fez os pesquisadores alertarem a comunidade esportiva.

Como o etanol tem sido associado ao aumento da testosterona e da agressividade em hamsters machos, os pesquisadores realizaram testes adicionais, na ausência de álcool. E concluíram que os compostos fenólicos presentes no vinho tinto, por si só, foram capazes de inibir uma enzina responsável pelo metabolismo da testosterona.

Segundo os pesquisadores, é necessária, agora, uma investigação mais profunda, com testes em humanos, para delinear como o consumo de vinho tinto pode ou não elevar os níveis de circulação de testosterona por meio da redução da excreção urinária, e quais seriam as implicações desse processo.

Por enquanto a verdadeira boa notícia é que a ciência está sempre empenhada em descobrir mais e mais sobre o vinho, essa bebida que tanto adoramos!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.