Bolo de cerejas

Esse bolo é uma festa para os olhos, e para o paladar, ainda mais acompanhado por um bom vinho! E, ainda por cima, é fácil e rápido de fazer.

 Rendimento:

8 porções

 Ingredientes:

.  140g de farinha de trigo
.  1/4 colher (de chá) de fermento em pó
.  40g de amêndoa moída (opcional)
.  50g de açúcar
.  1 ovo grande ou 2 ovos pequenos
.  4 colheres (de sopa) de leite
.  100g de manteiga derretida (mas não quente)
.  350g de cerejas maduras (aproximadamente 50 unidades)

Opção 1 de cobertura:

.  Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Opção 2 de cobertura:

.  50g de farinha de trigo
.  1/2 colher de chá de canela em pó
.  50g de açúcar
.  50g de manteiga cortada em cubos, e em temperatura ambiente

 Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma, preferencialmente de fundo removível, e reserve. Se desejar, pode forrar o fundo da forma com um disco de papel manteiga. Como referência, o tamanho de forma necessária para essa receita é a de 20 cm de diâmetro.

Tire os caroços das cerejas, cortando-as ao meio, ou usando um descaroçador. Reserve.

Em uma tigela, peneire e misture a farinha, o fermento, a amêndoa moída e o açúcar. Faça um buraco no centro, e acrescente o ovo, o leite e a manteiga. Bata até ficar homogêneo.

Coloque a massa do bolo na forma, e afunde levemente as cerejas, pressionando-as suavemente.

Se escolher a opção 1 de cobertura, leve para assar por aproximadamente 35 minutos, fazendo o teste do palito, que deve sair seco ao espetar o bolo. Espere esfriar para desenformar, e polvilhe o açúcar de confeiteiro.

Se escolher a opção 2 de cobertura, misture todos os ingredientes com as mãos, até ficar na consistência de uma farofa, e espalhe sobre o bolo. Depois, leve para assar por aproximadamente 35 minutos, da mesma maneira, e dispense o açúcar de confeiteiro.

 Harmonização:

Esse bolo pede um vinho tão charmoso quanto ele. Escolha entre Jerez doce, Sauternes, Moscatel, Tokaji, Porto ou Madeira. Ou então, sirva com um espumante seco.

Difícil encontrar cerejas maduras? Não se preocupe, é possível substitui-las por cerejas em calda, sem problemas! Basta lavá-las em água morna, e secá-las em papel toalha. Só não perca a oportunidade de fazer, e de provar, essa receita!

Ficou na dúvida entre as opções de cobertura? Experimente as duas, e ainda invente uma terceira!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.