Brigadeiro de Porto, um porto seguro...

Esqueça aquele brigadeiro tradicional. Quer dizer, não esqueça não, porque ele também é muito bom. Mas experimente essa receita, com chocolate amargo, tipo 70% de cacau, e vinho do Porto. Você não vai acreditar!

 Rendimento:

20 a 30 unidades, dependendo do tamanho

 Ingredientes:

.  1 lata de leite condensado
.  100 g de chocolate amargo picado
.  1 colher (de sopa) de manteiga sem sal
.  2 colheres (de sopa) de vinho do Porto
.  confeitos de chocolate

 Modo de Preparo:

Leve ao fogo baixo o leite condensado, o chocolate e a manteiga. Mexa, sem parar, até engrossar. Acrescente o vinho do Porto, e incorpore bem. Continue mexendo até desprender do fundo da panela.

Despeje em um prato fundo untado com manteiga, e deixe esfriar.

Na hora de enrolar, unte sua mão com um pouco de manteiga sem sal, ou mesmo com uma gotinha de azeite, para não grudar.

 Harmonização:

Aqui, mais do que nunca, vale aquela máxima que diz que o vinho utilizado na receita pode, também, ser servido na harmonização. Vale lembrar que, dentre os diferentes tipos de vinho do Porto, o chocolate amargo combina melhor com os de estilo Tawny, que são mais complexos que os Ruby. Mas não é uma regra inflexível, essa. Seu gosto pessoal, como sempre, deve prevalecer.

Uma dica: aposte em ingredientes de qualidade. Eles vão fazer toda a diferença, nessa receita. Na hora de escolher um chocolate, escolha um excelente chocolate. Na hora de escolher um confeito ou granulado, escolha um excelente confeito ou granulado. Seu vinho do Porto merece estar em boa companhia. E é claro, você também.

Se você não encontrar um granulado de qualidade, pense em alternativas, como utilizar raspas de chocolate, lascas de amêndoa, ou castanhas de caju picadas.

E você, que gosta da combinação de chocolate e vinho, não pode perder um outro artigo, sobre essa dupla! Para ler, clique aqui.

E bom apetite!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.