Pão de linguiça e provolone!

Um pão caseiro, mas com cara e sabor de profissional. Fácil e rápido de fazer. Está esperando o quê?

 Rendimento:

8 pessoas

 Ingredientes:

.  ½ kg de farinha de trigo
.  10 g de fermento biológico seco (1 saquinho)
.  1 colher (de sopa) de tempero italiano em pó
.  1 colher (de café) de pimenta do reino moída (mix de branca, preta e vermelha)
.  ½ xícara (de chá) de água morna
.  3 colheres (de sopa) de azeite de oliva extravirgem
.  4 gomos de linguiça toscana
.  2 colheres (de sopa) de manteiga com sal em temperatura ambiente
.  200 g de provolone picado

 Modo de Preparo:

Leve os gomos de linguiça ao micro-ondas por 5 minutos, em potência máxima. Esfrie as linguiças, lavando-as sob a torneira, e retire a pele que as envolve. Despedace os gomos, com a mão ou com uma faca, em pequenos pedaços. Reserve.

Misture 400 g da farinha com o fermento, com o tempero italiano, e com a pimenta. Acrescente a água morna (que deve estar a aproximadamente 36°C, temperatura corporal). Acrescente, também, o azeite. Misture.

Sove a massa e vá acrescentando a quantidade de farinha necessária para que ela comece a desgrudar das mãos. Se a massa ficar muito seca, acrescente mais água morna.

Quando a massa estiver desgrudando da mão, acrescente o provolone.

Incorpore a linguiça à massa, e corrija com mais farinha, para que volte a desgrudar. O ponto ideal é quando ela solta das mãos, mas as mãos não ficam totalmente limpas!

Trabalhe a massa em formato de bola, sobre uma cama de farinha, e polvilhe farinha também por cima. Dê uma batidinha só para tirar o excesso.

Coloque a massa em uma forma antiaderente, untada com azeite e farinha, com um espaço de 3 cm entre a massa e a lateral da forma, para que a massa possa crescer.

Faça um desenho quadriculado na superfície da massa, com espaçamento de 1 cm entre os cortes.

Deixe a massa crescer por 30 ou 40 minutos. Uma boa dica é deixá-la descansando dentro do micro-ondas desligado, ou em outro local protegido do vento. A massa vai quase dobrar de tamanho, nesse tempo.

Leve ao forno médio por 30 minutos, na prateleira central do forno. Depois desse tempo, a parte externa do pão deve estar começando a ficar firme. Nessa hora, pincele a manteiga na superfície do pão, e volte-o ao forno por mais 15 minutos.

Lembre-se que a temperatura do forno varia muito, conforme o fabricante, o modelo, a regulagem. Portanto, fique de olho. O ponto ideal do pão é quando ele está ligeiramente dourado por fora, mas ainda se mostra fofo, quando pressionado.

Retire o pão do forno e da forma. Espere 10 minutos para cortar e para servir.

 Harmonização:

Linguiça da Toscana pede vinho da mesma região. É um detalhe, mas que pode tornar seu cardápio ainda mais charmoso... Uma boa dica são os vinhos Supertoscanos, que ficam ainda mais interessantes quando a gente conhece a história deles, para dar ainda mais assunto para o jantar. Se quiser ler, então, sobre Supertoscanos, clique aqui.

Tenha certeza que essa receita vai fazer sucesso. Principalmente, com vinho e boa companhia.

Saúde, e bom apetite!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.