Tartelette de chocolate e Porto

Uma tortinha de chocolate inesquecível. Para todo mundo ficar se perguntando de onde veio essa maravilha! O que ninguém precisa saber é que, na verdade, é bem fácil de fazer...

Rendimento

8 unidades.

Ingredientes

Para a massa

.  1 ovo pequeno
.  1/2 xícara (de chá) de açúcar
.  1/2 colher (de café) de essência de baunilha
.  1 xícara (de chá) de farinha de trigo
.  50 g de manteiga sem sal

Para o recheio

.  150 g de chocolate amargo
.  150 g de creme de leite
.  2 colheres (de sopa) de vinho do Porto

Modo de Preparo

Aqueça o forno a 180°C.

Misture a manteiga (em temperatura ambiente) com o açúcar, acrescente o ovo (ligeiramente batido) e a baunilha, e mexa bem. Vá adicionando a farinha aos poucos. No final, misture com as mãos até a massa soltar dos dedos, mas continuar mole.

Forre as forminhas com a massa (nós usamos forminhas de 8 cm de diâmetro, e a receita rendeu 8 unidades). Faça vários furinhos no fundo da massa com um garfo. Leve as forminhas ao forno por 12 minutos, ou até que as bordas comecem a ficar douradas. Retire do forno, mas só desenforme quando as tortinhas esfriarem.

Leve o creme de leite ao fogo até levantar fervura. Retire da panela e coloque em uma tigela. Acrescente o chocolate picado e mexa vigorosamente para derretê-lo e deixar a mistura homogênea. Acrescente o vinho do Porto.

Recheie as tortinhas e leve à geladeira por pelo menos 1 hora, antes de servir.

Harmonização

A harmonização perfeita para essa tortinha é uma tacinha de vinho do Porto estilo Tawny, que ganha mais complexidade devido ao maior contato com o carvalho, sendo um parceiro mais indicado para chocolates com alto teor de cacau. Aliás, também recomendamos esse estilo de Porto para ser usado, como ingrediente na receita. Para saber mais sobre vinho do Porto, clique aqui.

Não tem mistério. E não tem erro. Essa tortinha, ou tartelette, para acrescentar um toque francês à sobremesa, é uma escolha certa. Do tipo que a gente mais gosta!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.