Frescura? Não necessariamente...

Você vai ver que não existe resposta certa! O que existe, nesses casos, são diferentes razões para escolher cada uma das respostas! Vamos lá!

 Cena 1: Aprecio um bom vinho, mas não entendo muito do assunto. Faz diferença?

a)  Não, porque o importante é o prazer e os benefícios que essa bebida proporciona, e para isso basta degustar um bom vinho, com moderação, sempre.

b)  Sim, porque parte do prazer é conhecer um pouco da história e da cultura de outros povos, por meio do vinho, e conhecer a variedade de uvas que a natureza oferece. Além disso, boas combinações de vinho e alimentos fazem qualquer refeição ficar ainda mais prazerosa.

 Cena 2: Vamos abrir uma garrafa diferente. Podemos usar a mesma taça?

a)  É melhor pegar uma taça limpa, para não misturar o novo vinho que está sendo servido com o que foi bebido anteriormente. Ou então, pelo menos tomar um pouco de água, entre os dois vinhos, usando essa mesma taça, para limpá-la parcialmente.

b)  Se você não estiver em uma degustação formal, trocar ou limpar a taça talvez seja um excesso de preciosismo. Mas, se o vinho que está sendo aberto vai ser a “estrela da noite”, talvez não custe nada fazê-lo, não é mesmo?

 Cena 3: Vinho bom e caro sendo degustado. A mosquinha da banana pousa bem dentro da taça. O que fazer?

a)  Tirar a mosquinha do vinho, e bola para frente. Afinal, esse é um inseto muito pequeno, e é considerado inofensivo.

b)  Jogar o vinho fora, e trocar de taça. Porque essa mosquinha tem um comportamento inato de proteção da espécie. Quando ela está “em perigo”, ela libera um odor que afugenta outras mosquinhas. Esse odor também vai interagir com o vinho, alterando seu aroma, para os narizes mais apurados.  Sem falar que essa mosquinha também pode contaminar os alimentos e as bebidas com bactérias, ou então depositar seus ovos na taça.

Independente do seu grau de exigência, das respostas que você escolheu para cada cena, o importante, mesmo, é sempre apreciar as nossas escolhas, e valorizar os nossos momentos, dividindo a garrafa de vinho com pessoas queridas!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.