Sobre aromas e bactérias...

Vinho é a uva, fermentada. Mas não são somente as leveduras da fermentação as responsáveis pelo processo que transforma uvas nesse líquido tão delicioso e complexo.

Existe também um outro microrganismo, chamado Oenococcus oeni, que é a bactéria de ácido lático mais importante em uma vinícola.

Essa bactéria é a responsável por diminuir a acidez do vinho, após a fermentação alcoólica, em um processo chamado fermentação malolática (que transforma ácido málico em lático, diminui a acidez do vinho e o enriquece).

E, segundo um estudo científico publicado na revista Open Biology, esta bactéria está intimamente ligada a alguns dos aromas mais apreciados na maioria dos vinhos tintos, e em alguns vinhos brancos e espumantes.

Os cientistas italianos e espanhóis envolvidos nessa pesquisa dedicaram-se a estudar essas bactérias, para entender o real papel delas nesse processo, já que a Oenococcus oeni possui uma série de atividades metabólicas que podem modificar o sabor e as propriedades aromáticas do vinho, proporcionando maior complexidade.

E esses cientistas observaram, principalmente, as proteínas sintetizadas pela Oenococcus oeni. Não surpreendentemente, eles detectaram uma ampla variedade de enzimas metabólicas responsáveis pelo caráter amanteigado e por fragrâncias associadas a nozes e caramelos e também por aromas frutados.

Para nós, o mais interessante é perceber que, quanto mais pesquisa científica houver tratando deste apaixonante tema, maiores são as chances de sempre termos um vinho de boa qualidade para nos acompanhar nos momentos de prazer.

Um brinde à ciência, então! E, um brinde, até, às bactérias!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.