Degustando o contexto de cada vinho

Aroma, textura, sabor, acidez, taninos, persistência, complexidade. A análise sensorial é o núcleo da degustação de um vinho. Mas não é tudo.

Degustar e apreciar um vinho é uma experiência mais ampla, que não está restrita somente aos nossos sentidos, e que envolve contextualização, e experiência pessoal.

 Que uva é essa, e onde foi plantada?

Pense no prazer de saborear um vinho produzido com a cepa de maior prestígio no mundo. Essa é uma das satisfações proporcionadas pela Cabernet Sauvignon. E são notáveis as diferenças entre o Cabernet Sauvignon da França, mais terroso e herbáceo, e o da Califórnia, mais frutado. Mesmo assim, podemos encontrar exemplares que, em teste cego, são irreconhecíveis.

 Qual a história desse produtor?

Cada garrafa também traz consigo a história de uma vinícola. Esta é uma empresa familiar, ou não? Seus processos são industriais ou artesanais? É nova no mercado, ou tem tradição centenária? Pertence a alguma celebridade? (Para ver uma lista de celebridades que produzem vinho, clique aqui.)

 Qual a cultura por trás desse vinho?

Uvas, vinhos e denominações têm história. O vinho da região de Châteauneuf-du-Pape abastecia regularmente a residência papal, durante o século 14. O húngaro Tokaji foi o preferido das cortes reais europeias nos séculos 18 e 19. Os italianos à base da uva Barbera são os mais consumidos no dia a dia do povo piemontês. E Champagne sempre será... Champagne!

 Qual a minha história com esse vinho?

O vinho servido no dia do seu casamento ficará para sempre na sua memória? E aquele que seu avô tomava, na sua infância, também? É bem possível que sim, porque relacionamos os vinhos com nossas lembranças de vida. E isso faz com que eles tenham um outro valor para nós, sentimental, pessoal e intransferível. Bons momentos, bons vinhos.

Por todos esses pontos, a avaliação de um vinho sempre traz um caráter subjetivo, que não está ao alcance dos nossos sentidos. Nem dos nossos sentidos, nem dos sentidos de nenhum crítico...




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.