Degustando o contexto de cada vinho

Aroma, textura, sabor, acidez, taninos, persistência, complexidade. A análise sensorial é o núcleo da degustação de um vinho. Mas não é tudo.

Degustar e apreciar um vinho é uma experiência mais ampla, que não está restrita somente aos nossos sentidos, e que envolve contextualização, e experiência pessoal.

 Que uva é essa, e onde foi plantada?

Pense no prazer de saborear um vinho produzido com a cepa de maior prestígio no mundo. Essa é uma das satisfações proporcionadas pela Cabernet Sauvignon. E são notáveis as diferenças entre o Cabernet Sauvignon da França, mais terroso e herbáceo, e o da Califórnia, mais frutado. Mesmo assim, podemos encontrar exemplares que, em teste cego, são irreconhecíveis.

 Qual a história desse produtor?

Cada garrafa também traz consigo a história de uma vinícola. Esta é uma empresa familiar, ou não? Seus processos são industriais ou artesanais? É nova no mercado, ou tem tradição centenária? Pertence a alguma celebridade? (Para ver uma lista de celebridades que produzem vinho, clique aqui.)

 Qual a cultura por trás desse vinho?

Uvas, vinhos e denominações têm história. O vinho da região de Châteauneuf-du-Pape abastecia regularmente a residência papal, durante o século 14. O húngaro Tokaji foi o preferido das cortes reais europeias nos séculos 18 e 19. Os italianos à base da uva Barbera são os mais consumidos no dia a dia do povo piemontês. E Champagne sempre será... Champagne!

 Qual a minha história com esse vinho?

O vinho servido no dia do seu casamento ficará para sempre na sua memória? E aquele que seu avô tomava, na sua infância, também? É bem possível que sim, porque relacionamos os vinhos com nossas lembranças de vida. E isso faz com que eles tenham um outro valor para nós, sentimental, pessoal e intransferível. Bons momentos, bons vinhos.

Por todos esses pontos, a avaliação de um vinho sempre traz um caráter subjetivo, que não está ao alcance dos nossos sentidos. Nem dos nossos sentidos, nem dos sentidos de nenhum crítico...




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.