Vale do Elqui

Uma das regiões vinícolas mais curiosas, de todo o Chile... Seja bem-vindo ao Vale do Elqui!

No norte do país, bem no limite do Deserto de Atacama, o Vale do Elqui fica a 470 km de distância de Santiago, a capital do Chile.

O Vale do Elqui é uma faixa verde que se estende da cidade de La Serena, na costa do Pacífico, em direção à Cordilheira dos Andes. É uma região coberta de vinhas rodeadas por montanhas. 

A produção de vinhos na região é recente, tendo começado apenas na década de 1990. Mas o cultivo de uvas acontece, no Vale do Elqui, há muitos séculos. Isso porque essa é uma região tradicionalmente voltada à produção de Pisco, uma aguardente típica do Chile e do Peru. A maior parte do Pisco chileno é produzida no Vale do Elqui, considerado o coração da bebida, no Chile. Se quiser ler mais sobre Pisco, clique aqui.

Nesse vale, quente e seco, a irrigação das vinhas é uma condição necessária para o cultivo. No Vale do Elqui, contabilizam-se mais de 300 dias, por ano, sem chuva. Em compensação, o céu extremamente limpo e claro proporciona, às vinhas, um extraordinário nível de exposição solar.

Outro fator marcante na viticultura do Vale do Elqui é a latitude dos vinhedos, que por vezes supera os 2.000 metros acima do nível do mar! Em consequência disso, a variação térmica entre dia e noite, que chega a um intervalo de 20°C, faz com que as uvas demorem mais a crescer e a amadurecer, tendo o tempo necessário para desenvolver aromas sem, contudo, perder a acidez.

O clima árido, a influência costeira, os solos minerais e a amplitude térmica são condições que permitem obter, no Vale do Elqui, vinhos de características únicas, e de qualidade excepcional, normalmente muito brilhantes e intensamente aromáticos.

Para quem começou a produzir vinhos há tão pouco tempo, é surpreendente ver o resultado das vinícolas do Vale do Elqui, especialmente quando o assunto é Syrah e Sauvignon Blanc.

As variedades mais plantadas no Vale do Elqui, em ordem decrescente, são: Syrah, Pedro Jimenez, Sauvignon Blanc, Carmenère, Pinot Noir e Chardonnay.

Uma curiosidade: Elqui, o rio que dá nome ao vale, no dialeto local que faz parte da língua indígena quechua, significa: estreito, fino, magro.

Outra curiosidade: o céu, visto do Vale de Elqui, é tão espetacular e tão estrelado, que a região abriga vários observatórios astronômicos abertos ao público. Mais um motivo para uma visita!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.