Cafayate

No noroeste da Argentina, essa região desfruta de uma excelente reputação no mundo vitivinícola. Sejam bem-vindos à Cafayate!

Cafayate é uma pequena cidade de 15.000 habitantes, localizada na província de Salta. Mas o que faz de Cafayate, um destino especial para os enófilos?

Em primeiro lugar, a altitude. Cafayate localiza-se entre 1.600 e 1.700 metros acima do nível do mar, o que contribui substancialmente para que esse microclima seja muito adequado para o cultivo da uva.

À essa altura, a luz do Sol é intensa, o que faz com que as uvas desenvolvam peles mais grossas, a fim de se protegerem da radiação solar. Peles mais grossas significam mais compostos, mais taninos, mais complexidade.

Os vinhedos estão expostos, também, a uma grande amplitude térmica, com Sol em praticamente todos os dias do ano, e noites de ventos frios provenientes da Cordilheira dos Andes. Com diferenças que chegam a mais de 15°C entre o dia e a noite, as plantas conseguem produzir frutos com mais cor, com mais aroma, com mais sabores, com taninos mais intensos e mais maduros.

Os solos secos, a baixa precipitação e umidade do ar produzem um estresse positivo nas videiras, que diminuem seus rendimentos, fazendo com que haja elevados níveis de concentração de compostos nas uvas, e por consequência, nos vinhos.

O resultado disso tudo é que, quem ainda acha que vinho argentino é sinônimo de Mendoza, precisa rever seus conceitos, e conhecer os perfumados vinhos brancos elaborados com a uva Torrontés, provenientes de Cafayate!

Esses vinhos são excepcionalmente frutados, leves, de acidez muito refrescante, saborosos, e bastante persistentes na boca.

Mas Cafayate continua surpreendendo, oferecendo também vinhos tintos encorpados e ricamente estruturados, elaborados com Malbec e Cabernet Sauvignon.

A natureza, em Cafayate, chama a atenção pela proximidade entre dunas, vinhedos e montanhas de picos cobertos pela neve. Esse tem sido um destino enoturístico bastante atraente, que combina beleza natural, ar puro e excelentes vinhos, em uma única experiência!

Quem visita Cafayate não pode deixar de conhecer, também, o Museo de la Vid y el Vino (Museu da Vinha e do Vinho), inaugurado em 2011. Fica a dica!

Para encerrar, se quiser ler mais sobre a Torrontés, a única cepa considerada nativa da Argentina, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.