Torrontés

Se você nunca ouviu falar em Torrontés, saiba que essa é a uva mais emblemática dos vinhos brancos argentinos.

Essa uva é a única cepa considerada nativa da Argentina, e pode-se considerar que seus vinhos são produzidos quase que exclusivamente nesse país, pois há somente algumas vinhas dessa variedade fora da Argentina, no Chile, no Peru, no Uruguai, na Califórnia e na Nova Zelândia.

Estima-se que a Torrontés tenha surgido entre o final do século 18 e o início do século 19, tendo sido batizada com esse nome em meados do século 19.

A palavra Torrontés vem de enxurrada, o que é muito apropriado para descrever o vinho produzido com essa uva, caracterizado por aromas incrivelmente potentes, capazes de surpreender qualquer um.

Parente da uva Moscatel, a uva Torrontés surgiu pelo cruzamento entre as uvas Moscatel de Alexandria e País. Para saber mais sobre a País, chamada também de Missión ou de Criolla, clique aqui. Ou então, para ler sobre a família de uvas Moscatel, clique aqui.

Existem três variantes de Torrontés: Torrontés Mendocino, Torrontés Sanjuanino e Torrontés Riojano. Essa última é a mais cultivada delas, e também a mais apropriada para a produção de vinhos. As duas primeiras são mais indicadas para o consumo in natura.

Essa é uma uva bem redonda, com bagos de tamanho grande e pele fina, de cor verde amarelada, próxima ao dourado. O verde das vinhas e o dourado das uvas formam uma maravilhosa paisagem nas montanhas.

O Vale de Cafayate, bem ao norte da Argentina, vem conquistando para a região de Salta uma excelente reputação vinícola, graças ao cultivo desta variedade. Com vinhedos em altíssimas altitudes, o Torrontés de Cafayate é um vinho de personalidade única, frutado, leve, de acidez muito refrescante, saboroso e bastante persistente na boca.

Os aromas de um vinho produzido com a Torrontés lembram pêssegos, lichias, especiarias, e flores como rosas, jasmins e gerânios. Na boca, aparecem sabores de salada de frutas, às vezes com toques de orégano e mel.

Uma característica peculiar, e um dos trunfos, desses vinhos, é que apesar de serem muito doces no olfato, são secos no paladar. Mas vale lembrar que a Torrontés é uma cepa que também vem sendo cada vez mais utilizada para elaborar aromáticos vinhos de sobremesa, e até mesmo espumantes.

Esse é um vinho perfeito para ser servido como aperitivo, ou então para acompanhar os sabores delicados de peixes e mariscos. Mas, principalmente, um vinho elaborado com a Torrontés harmoniza muito bem com pratos orientais aromáticos e picantes, com toque de curry, por exemplo.

Melhor quando apreciado jovem, esse não é um vinho que deve ser comprado para guardar. Prefira sempre a safra mais recente, ao procurá-lo. E é possível encontrar fantásticos Torrontés a preços muito interessantes!

Para encerrar, uma curiosidade: a Torrontés é considerada, por muitos especialistas, como a única uva, nativa do continente americano, com alto potencial enológico! Sem falar no seu valor comercial, visto sua importância na vitivinicultura argentina.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.