Luján de Cuyo

Essa é a primeira DOC (Denominação de Origem Controlada) argentina, em atividade há décadas, mas reconhecida oficialmente desde 2005. Na realidade, foi a primeira denominação a ser reconhecida em toda a América do Sul.

Os vinhos produzidos sob esse rótulo são elaborados com Malbec, e procedentes da zona de Luján de Cuyo, na província de Mendoza. 

De origem francesa, a variedade Malbec se adaptou perfeitamente na Argentina, especialmente em Mendoza, tornando-se uma das cepas emblemáticas do país. E os vinhos Malbec Luján de Cuyo são beneficiados pelas comprovadas qualidades minerais encontradas no solo dessa região.

De cor muito intensa e escura, vermelho cereja, o Malbec Luján de Cuyo pode chegar a parecer quase preto, e tem aromas de frutas negras e de especiarias doces, com forte expressão mineral.

As vinhas são irrigadas pelas águas puras e cristalinas do degelo da Cordilheira dos Andes, e desfrutam de um clima com características semidesérticas, e alta amplitude térmica.

Como o conceito de denominação de origem não é tão forte na produção de vinhos do Novo Mundo, onde o que costuma dominar é o conceito de classificação de vinhos conforme a composição, e não conforme o terroir, ainda são poucas as vinícolas que produzem vinhos rotulados como Malbec Luján de Cuyo.

A Argentina possui cerca de 32 mil hectares de vinhedos plantados com Malbec, enquanto a França, em segundo lugar, tem 5 mil. Falar de Malbec argentino, então, é bastante genérico. Por isso mesmo, existe um movimento no país para identificar terroirs com personalidade ou caráter distinto.

E, quem aprecia Malbec deve experimentar um Luján de Cuyo. De fato, essa é a combinação perfeita entre o conceito de vinho varietal, e a influência do terroir.

A temperatura ideal de serviço desse vinho é entre 15 e 18°C, e acompanha muito bem carnes vermelhas grelhadas, carne de porco, massas com molho vermelho, e queijos semicurados.

E se quiser ler mais sobre os deliciosos vinhos argentinos, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.