Alenquer

Alenquer é um concelho português banhado por um rio de mesmo nome, o Rio Alenquer. Pertence ao distrito de Lisboa, ou à antiga província de Estremadura. Bem-vindo a Alenquer, cujo apelido é “Presépio de Portugal”.

Trata-se de um município de origem medieval, criado oficialmente no ano de 1212, onde atualmente moram cerca de 43.000 habitantes, divididos em 11 freguesias.

A paisagem predominante? Vinhedos. Isso porque a base econômica local é fortemente marcada pela agricultura, em especial a cultura da vinha e a produção de vinho.

Alenquer é, de fato, a zona vitivinícola de maior destaque na sua região, não só pelo volume de produção, mas também pelo prestígio alcançado pelos seus vinhos. Algumas das melhores vinícolas do distrito de Lisboa estão instaladas dentro dos limites dessa denominação de origem.

O clima de Alenquer é ameno, com as colinas da Serra de Montejunto servindo como proteção natural contra os ventos úmidos e frios que vêm do Atlântico. A distância do mar é de cerca de 40 km, coincidentemente, a mesma distância do centro de Lisboa.

Apesar da variedade de estilos de vinho, uma característica de Alenquer é que aqui as castas nativas misturam-se às internacionais. Assim, somam-se Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah às tipicamente portuguesas Aragonez, Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Miúda e Trincadeira. Somam-se, também, Chardonnay e Sauvignon Blanc, a algumas das brancas mais tradicionais do país, Fernão Pires e Arinto. 

Os vinhos brancos de Alenquer tendem a ser aromáticos, secos, cremosos e persistentes. Os tintos, por sua vez, são notórios pela picância e pelo equilíbrio.

Mais curiosidades sobre Alenquer? Muitos historiadores aventam ser essa a terra natal de Luís de Camões, autor de Os Lusíadas, mesmo que não hajam provas incontestáveis desse fato. De qualquer forma, Alenquer aparece, mais de uma vez, na obra do poeta:

“Criou-me Portugal na verde, e cara

Pátria minha Alenquer”

(Luís Vaz de Camões)

Nossa sugestão? Experimentar um vinho de Alenquer. Quem sabe, lendo Camões...

E, se quiser ler mais sobre a produção de vinhos em Portugal, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.