Os segredos da colheita

De todos os processos que envolvem o plantio da uva e a produção do vinho, a colheita parece ser o mais simples deles. Ledo engano.

Somente um produtor experiente tem a capacidade de decidir qual a hora exata da colheita, em função dos objetivos que ele tem para determinado vinho. Principalmente quando se tratam de uvas com sabores muito suscetíveis a mudanças durante o amadurecimento.

E quais podem ser as influências no vinho, em função de uvas menos ou mais maduras?

Em relação ao teor alcoólico, uvas menos maduras, por princípio, estão menos doces e terão, portanto, menos açúcar a converter em álcool. Um Cabernet Sauvignon de baixo teor alcoólico, por exemplo, com 12 ou 12,5°, está mais relacionado à colheita precoce das uvas, enquanto um outro de 15 ou 15,5° pressupõe uvas mais maduras.

Os sabores mais terrosos ou herbáceos, por sua vez, também têm origem na menor maturação da uva, enquanto colheitas realizadas mais para a frente beneficiam sabores mais frutados no vinho.

No que diz respeito ao aspecto visual dos tintos, os tons mais escuros e as cores mais arroxeadas são sinal de maior tempo de amadurecimento das uvas, no vinhedo. Uvas colhidas mais cedo tendem a oferecer vinhos de cor mais clara e avermelhada.

A acidez da uva, e consequentemente do vinho, diminui conforme a fruta passa mais tempo no pé.

O extremo limite dessas diferenças todas nós podemos observar naqueles chamados vinhos de colheita tardia, produzidos com uvas que chegam a ficar desidratadas, de tanto esperar pela colheita. Para ler mais sobre esses vinhos, clique aqui.

Isso tudo quer dizer que existe um ponto em que as uvas alcançam um estágio no qual as características e os sabores desejados pelo enólogo aparecem de maneira mais evidente. E isso varia, sem dúvida, de cepa para cepa, de clima para clima...

E não existe melhor ou pior, certo ou errado. Existem objetivos diferentes, para vinhos diferentes, para paladares também diferentes.

Mas nada no vinho é feito a esmo, nem os resultados acontecem por acaso. Nem na colheita.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.