O solo, a vinha e o vinho!

Se o vinho é um reflexo de sua região de origem, é claro que ele não é afetado somente pelo clima local, mas também, pelo solo onde suas uvas foram cultivadas!

Esse é o conceito de terroir, palavra tão utilizada no mundo do vinho, mas nem sempre tão bem compreendida. Para entender o que é terroir, clique aqui.

Pois bem. Mas qual o impacto direto do solo sobre a videira e o vinho produzido a partir de suas uvas?

É o solo que sustenta a vida da videira, armazenando alimento e água para ela. E é o solo quem regula as influências climáticas sobre a videira, como temperatura e chuva.

O solo não é homogêneo, quando visto de perfil. Ele é composto por diferentes camadas horizontais, também chamadas de horizontes. A sequência de camadas de um solo, ou seja o perfil de cada solo, varia muito de um lugar para outro, e afeta diretamente o desenvolvimento do sistema de raízes de uma vinha, bem como o abastecimento de água e nutrientes.

De maneira geral, as camadas mais superficiais são mais ricas em materiais orgânicos, e as mais profundas são mais ricas em compostos minerais, por estarem mais perto da rocha que originou o solo. A rocha é um agregado de minerais.

Os solos distinguem-se pelas suas características físicas (cor, textura, estrutura, porosidade, permeabilidade), químicas (poder de absorção, pH, composição química) e biológicas. E as vinhas desenvolvem-se de diferentes maneiras, dependendo do solo onde estão plantadas. Uma mesma variedade comporta-se de maneira tão diferente em diferentes solos, que, por exemplo, amadurece mais cedo num solo arenoso do que em um solo argiloso.

Ironicamente, a vinha prefere solos pouco férteis, para a produção de vinhos de qualidade. Um solo calcário, por exemplo, tem tendência a ser pobre e a produzir vinhos de alta qualidade.

Solos de calcário, xisto e granito são nitidamente propícios para a viticultura, e deles podem sair uvas para a produção de vinhos com caráter bastante mineral.

Solos de pH muito básico têm carência de elementos como boro, ferro, manganês e zinco, importantes para o equilíbrios dos nutrientes. Solos muito ácidos, por sua vez, dificultam a absorção de nitrogênio, fósforo, potássio e magnésio. E esses elementos são importantes para, por exemplo, aumentar o vigor da planta.

Última curiosidade: O efeito dos vulcões em terras agrícolas faz com que esses solos tornem-se ricos em elementos como cálcio, potássio, sódio, ferro, magnésio, tornando-os bastante atrativos para o cultivo da vinha. Então, se quiser ler mais sobre solos vulcânicos, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.