De folha em folha

Ampelografia. O que isso tem a ver com o vinho?

Comecemos pelo nome, que deriva das palavras gregas Ampelos (videira) e Graphe (descrição).

A ampelografia é uma especialização, no campo da botânica, que estuda a identificação e classificação das videiras. A ciência da ampelografia surgiu e desenvolveu-se durante a época do Renascimento, muito antes dos recursos de análise genética estarem à nossa disposição.

E sabe como os ampelógrafos diferenciam uma variedade da outra?

Até meados do século 20, as descrições baseavam-se na análise dos cachos de uva, e a ampelografia era quase um jogo de adivinhação, exageros à parte...

Depois da II Guerra Mundial, entretanto, uma nova abordagem foi desenvolvida a partir do trabalho de Pierre Galet, considerado o “Pai da Ampelografia”.

Galet baseou o seu sistema de avaliação na análise de folhas, brotos, flores, cachos, sementes..., observando, principalmente, o tamanho, a forma e a estrutura das folhas da vinha!

Em 1952, Pierre Galet publicou uma obra, identificando nada menos que 9.600 diferentes castas! Para ler sobre algumas delas, clique aqui.

Com sua paixão pelas vinhas, Galet deixou um importante legado para o mundo do vinho.

O advento dos testes de DNA, sem dúvida, representou um novo e importante passo nessa ciência. Foi a partir daí que obtivemos respostas para a origem de algumas cepas, e para a relação de parentesco que há entre algumas uvas.

Mas apreciar como a natureza é detalhista, e como ela é capaz de desenhar diferentes folhas para os vinhedos, foi e continua sendo um prazer. Além de ser uma ciência.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.