O vinho e o verão

Algumas bebidas são, decerto, bastante associadas às estações do ano, e têm seus próprios ritos de consumo.

Enquanto a cerveja é mais consumida nos dias quentes, rapidamente e em grandes quantidades, o whisky é mais associado ao frio, em pequenas doses apreciadas por um longo tempo.

O vinho, por sua vez, é bastante versátil nesse sentido. Ao mesmo tempo que os tintos potentes são excelentes parceiros em noites frias, tintos leves, brancos e rosés, além dos espumantes, acompanham a estação mais quente do ano, deixando-a ainda mais atraente. O que não quer dizer abrir mão de um tânico tinto, inclusive.

Outro fator que impulsiona o consumo de vinho, nessa época, são as festas e confraternizações de final de ano, que no hemisfério sul acontecem durante o verão. Nenhuma época do ano, comparativamente, tem tantos eventos sociais e familiares acontecendo ao mesmo tempo, como essa. E não há bebida mais associada à celebração, que o vinho!

Um interessante estudo realizado na Itália, em 1995, analisou o consumo de vinho, cerveja, grappa e outros destilados, em geral. Uma das conclusões da pesquisa foi que o consumo de vinho apresentou a menor variação sazonal de consumo, bem como a menor variação de consumo entre os dias da semana. Isso porque, principalmente nos países mediterrâneos, o vinho é considerado como parte integrante da refeição, como um alimento inserido no dia a dia de muitas pessoas, com frequência e quantidades moderadas.

Ou seja, segundo esse estudo, publicado no International Journal of Epidemiology, o consumo de vinho segue um padrão mais regular, quando comparado a outras bebidas alcoólicas. Em outras palavras, pode ser uma bebida para o ano todo!

Entretanto, comerciantes e profissionais do ramo, ao redor do mundo, confirmam uma peculiaridade do consumo de vinho no verão. Os vinhos consumidos, na média, são mais baratos, comparados à média daqueles consumidos no inverno.

O motivo? Talvez porque os vinhos brancos e rosés sejam erroneamente e injustamente considerados vinhos de menor valor. Talvez porque um espumante servido no verão, por exemplo, será consumido em maiores quantidades que um espumante servido no inverno. Daí a preferência por rótulos de preços mais acessíveis. Não sabemos, ao certo.

O que sabemos, felizmente, é que essa é uma estação do ano que também adora o vinho, assim como nós!

Então, seja bem-vindo, verão!

E, se quiser dicas de como consumir vinho tinto durante o verão, clique aqui. Ou então, se quiser ler um apanhado geral sobre cada estação, em relação ao vinho, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.