Como identificar um enochato (e fugir dele)

O vinho é feito para tornar a vida mais divertida e mais saudável. Mas esse é um universo às vezes tão intimidador, que a figura do enochato já é até conhecida. Sabe como identificá-lo?

O enochato, antes de mais nada, precisa de plateia.

O enochato não aprecia o vinho. Ele disputa conhecimento.

O enochato conhece e usa todas as terminologias técnicas que existem. As que não existem, ele cria.

O enochato faz cara de entendido. Ou, como dizia aquela propaganda de jornal, faz cara de conteúdo.

O enochato encontra no vinho aromas que ninguém nunca sentiu em toda a vida. Que ninguém nem conhece.

O enochato costuma ser o azarado, que sempre encontra vinho com cheiro de mofo, fato cada vez mais raro, na verdade.

O enochato está sempre seguindo as novas tendências. No momento, adora mineralidade, critica excesso de madeira, valoriza acidez. Gosta mais do que está na moda, do que do seu próprio gosto pessoal.

O enochato já degustou tudo. Todas as uvas do mundo. E olha que são mais de 10.000 variedades de uvas, só da espécie Vitis vinifera.

O enochato não entende que podem existir bons vinhos em diferentes segmentos, cada um na sua faixa de preço, cada um para uma ocasião diferente.

O enochato sabe a verdade. O enochato acha que existe uma única verdade, e ele a possui.

Assim, o enochato conhece o melhor vinho. Ele acha que existe um melhor vinho. A melhor safra. A melhor uva.

O enochato tem opinião sobre absolutamente tudo, e tem sempre a palavra final.

O enochato é chato. Provavelmente em qualquer assunto.

Mas é importante separar alhos de bugalhos. Há muita gente, nesse mercado, que realmente entende do que está falando, e merece nossa atenção e respeito, porque não é enochato, não. É de fato conhecedor. A enochatice não tem a ver com o conhecimento. Tem a ver com a arrogância! Cabe, à gente, tomar cuidado para não ser injusto na brincadeira.

Mas como estamos todos sempre aprendendo, na dúvida, desconfie de qualquer um que saiba tudo! Na realidade, fuja desse tipo!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.