Prós e contras

Existem técnicas disponíveis para a produção de vinhos que são bastante controversas, capazes de gerar acaloradas discussões entre especialistas.

Conheça algumas delas, com os principais argumentos pró e contra:

Crioextração, ou crioconcentração

Uma maneira de induzir a alta concentração de açúcares necessários para a produção de vinhos de sobremesa, através do congelamento das uvas na vinícola, antes da prensagem.

 quem apoia: É um avanço tecnológico que permite uma melhor seleção dos bagos antes da prensagem, de maneira a desconsiderar as uvas fora da condição ideal, e possibilita a produção de Icewines independente do clima local.

 quem é contra: É um método artificial, diferente do congelamento das uvas no vinhedo devido a baixas temperaturas impostas pela natureza. Esse não deve ser considerado, portanto, um verdadeiro Icewine.

Osmose reversa, ou osmose forçada

Uma maneira de filtrar o mosto, de modo a modificar a concentração de água e de álcool do vinho.

 quem apoia: É um avanço tecnológico que permite corrigir problemas gerados por safras não tão boas assim, como baixo ou alto teor alcoólico, sem adição de água nem diluição de aromas.

 quem é contra: Trata-se de um subterfúgio ou até mesmo uma trapaça, pois o consumidor não fica sabendo de seu uso. Além disso, o resultado dessa concentração do mosto não equivale ao de uvas naturalmente maduras.

Chaptalização

Adição de açúcar no mosto, no início da fermentação das uvas, e de acordo com a legislação local vigente, para aumentar o potencial alcoólico do vinho.

 quem apoia: É uma técnica que, usada em moderação, compensa a baixa maturação de uvas em climas muito frios, quando o açúcar natural da fruta não é suficiente para atingir o teor alcoólico necessário para o equilíbrio do vinho.

 quem é contra: O excesso de adição de açúcar produz vinhos pobres e sem equilíbrio. Vale ressaltar que a chaptalização, inclusive, é uma prática proibida em algumas regiões vinícolas.

Quer conhecer mais técnicas enológicas que dividem opiniões? Para ler sobre lascas de carvalho, clique aqui e sobre leveduras indígenas ou selecionadas, clique aqui.

Já percebeu que até a polêmica deixa o vinho mais interessante?




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.