Fernão Pires

Certamente muita gente nunca ouvir falar dela. Mas não há português que não a conheça, porque essa é a casta branca mais plantada em Portugal.

Ser a uva branca mais cultivada não é pouca coisa, quando a assunto é Portugal. Afinal de contas, entre brancas e tintas, existem mais de 250 uvas portuguesas.

Apesar da Fernão Pires estar presente em todo o país, ela ganha mais relevância nas regiões de Lisboa, do Tejo, e na Bairrada. Na Bairrada, aliás, ela é chamada por um nome ainda mais pitoresco: Maria Gomes.

A escolha dessas regiões não é ao acaso. Por ser uma uva sensível a geadas, a Fernão Pires é uma variedade que prefere clima temperado ou quente.

A Fernão Pires funciona muito bem em vinhos varietais, mas também é bastante vista em cortes, principalmente com a Bical na Bairrada, e com a Arinto no Tejo e em Lisboa.

Sua relevância no cenário do vinho português deve-se, sobretudo a alguns fatores: ela é uma variedade de alta produtividade, amadurecimento precoce, e muito aromática. Além disso, é também muito versátil, podendo ser utilizada tanto na produção de vinhos tranquilos secos, como para elaborar vinhos espumantes ou então vinhos de colheita tardia.

Por outro lado, a Fernão Pires pede certa atenção. Pode ser necessário controlar seus rendimentos com poda, e há que se ter cuidado para que ela não perca a sua acidez, que normalmente já varia de baixa a média, antes de ser colhida.

Os aromas que costumam ser mais associados à Fernão Pires, e aos seus vinhos, são os de frutos cítricos como limão, tangerina e laranja, e os florais de rosas. Além disso, é comum estarem presentes notas de ervas aromáticas ou especiarias, e até mesmo mel.

De corpo médio e para ser bebido jovem, o vinho produzido com a Fernão Pires envelhece bem em garrafa somente em casos de muita qualidade, e, mesmo assim, sem grande longevidade. A exceção, que merece destaque, é para o vinho extremamente longevo elaborado com a Fernão Pires em Palmela, cidade localizada na Península de Setúbal.

Para harmonizar Fernão Pires, algumas das sugestões mais interessantes são aves ou carne de porco.

Curiosidade: a Fernão Pires está sendo cultivada por alguns produtores, ainda em pequenas quantidades, mas já com sucesso, na África do Sul e na Austrália.

Outra curiosidade: Palmela, citada anteriormente, foi a primeira cidade a ser eleita como a Cidade Europeia do Vinho, concurso que existe desde 2012. Para saber mais sobre isso, clique This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. “Beber vinho não é um prazer solitário, mas comunicativo”. Émile Peynaud (1912-2004), uma referência universal da enologia. conhecendo a história do vinho o vinho e a saúde escolhendo envelhecendo armazenando servindo degustando harmonizando cozinhando visitando denominando desmistificando divulgando Quem somos">aqui.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em