Symphony

Em um mundo onde a tradição vale tanto, como é o universo do vinho, essa uva é uma jovem muito surpreendente!

Symphony foi criada em 1948 pelo Dr. Harold Olmo (1909-2006), no campus de Davis, da Universidade da Califórnia, onde Olmo atuou por mais de 4 décadas como professor de viticultura e de enologia.

A palavra Symphony, que em português quer dizer sinfonia, foi escolhida para nomear essa variedade justamente porque o vinho com ela produzido apresenta uma sinfonia de aromas e sabores!

Isso acontece, principalmente, devido às uvas escolhidas para o cruzamento que deu origem à Symphony: Moscatel de Alexandria, notoriamente aromática e Grenache Gris, uma mutação natural e rara da Grenache.

Entre a criação da Symphony, em 1948, e o seu lançamento no mercado, passaram-se mais de 30 anos, tempo que foi dedicado a muitos testes de aperfeiçoamento para que a nova uva fosse finalmente viável, e atendesse a objetivos de caráter, de complexidade e de resistência.

Muito utilizado em cortes, o vinho elaborado com a Symphony também pode ser encontrado em varietais, costumando agradar e surpreender quem tem o prazer de degustá-los. Mesmo quando se tratam daqueles que costumam torcer o nariz para vinhos brancos!

A Symphony produz um vinho branco encorpado e intenso, muito aromático, com notas cítricas persistentes no palato. Como se fosse uma verdadeira festa aos nossos sentidos, o vinho parece remeter a uma verdadeira salada de frutas tropicais! A ligeira doçura desses vinhos costuma ser equilibrada pela sua acidez natural.

O vinho, de cor palha com tons esverdeados, tem como aromas mais frequentemente associados: melão, toranja, damasco, pêssego e flor de laranjeira.

Uma boa dica de harmonização para degustar um vinho varietal elaborado a partir da Symphony é com uma Ceasar salad coberta com lascas de frango. Outra boa dica? Pedacinhos de frango à passarinho!

Para encontrar um vinho produzido com a Symphony, fique de olho nos rótulos californianos, pois o cultivo dessa cepa está quase que restrito aos Estados Unidos.

E, para encerrar, se quiser ler sobre uma outra uva também criada pelo Dr. Harold Olmo, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.