Hárslevelü

Quando o nome é estranho, a gente gosta de começar, antes de mais nada, pela pronúncia! Para falar Hárslevelü, diga “rarch-lê-vê-lú”, com a última sílaba sendo a tônica.

O nome Hárslevelü, de origem húngara, quer dizer “folha de árvore de tília”, uma espécie típica das regiões de clima temperado, cuja folha apresenta semelhanças com a folha da videira. 

Mas, agora, vamos ao que interessa: que uva é essa?

A Hárslevelü é uma variedade húngara muito aromática e saborosa, presente principalmente nos famosos vinhos Tokaji, ao lado da Furmint. Se quiser saber mais sobre a Furmint, clique aqui.

Fora da Hungria, a Hárslevelü também é cultivada em alguns países como a Alemanha, Eslováquia e África do Sul.

Quando vinificada sozinha, em um vinho varietal, a Hárslevelü pode produzir vinhos secos ou doces, com aromas cítricos de lima e maçã verde, e até de abacaxi. Com aromas florais e notas de mel e de fumaça, com uma característica picante e com a textura aveludada típica dos vinhos encorpados. As versões secas apresentam, também, caráter herbáceo.

O cacho da uva Hárslevelü é frouxo, e seus bagos apresentam pele fina. Essas características fazem com ela fique bastante vulnerável à podridão nobre, principalmente em climas quentes e úmidos como o da região de Tokaj. Por esse motivo, ela é frequentemente utilizada na produção de vinhos de sobremesa. Se quiser saber mais sobre isso, clique aqui.

Contudo, é a vinficação em estilo seco que vem realmente se destacando, e chamando cada vez mais atenção para essa uva, quando amadurecida em barril. O vinho elaborado com a Hárslevelü tem sido submetido, assim como os espanhóis Jerez, a um processo de amadurecimento com camada de levedura protegendo o vinho do contato com o oxigênio.

Para harmonizar um varietal elaborado com a Hárslevelü, nossa sugestão é combinar queijos azuis com as versões doces desse vinho, e frango com curry para acompanhar as versões secas.

Para encerrar, uma curiosidade. São muitos os sinônimos de Hárslevelü: Lipovina (em eslovaco), Lindenblattriger (em alemão), Frunza de Tei (em romeno), Feuille de Tilleul, Budai Goher, Frunze de Tei, Frunza de Tei, Gars Levelyu, Garsleveliu, Garsh Levelyu, Gorsh Levelyu, Garsz Levelju, Harch Levelu, Hachat Lovelin, Harchlevelu, Hars Levelu, Hars Levelyu, Harslevele, Harst Leveliu, Hosszunyelu Feher, Harst Leveliu, Kerekes, Kereklevelu, Lammerschwanz, Lindenblattriger, Weisser, Lindenblatrige, Lindenblutrige, Lindenblattrige, Linder, Lipolist Biyali, Lipolist, Musztafer, Tarpai, Nothab, Tokai, Voros e Tokay.

 




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.