Bonarda

Essa uva, considerada uma variedade exótica, tem cada vez mais destaque no mercado mundial. Se você ainda não a conhece, chega de perder tempo...

A origem desta interessante cepa é motivo de dúvida e de polêmica. Pode ser proveniente do Piemonte italiano, ou quem sabe uma variação da francesa Corbeau Noir? Talvez, na verdade, seja um pouco de cada, já que a Corbeau Noir é cultivada na França bem perto do Piemonte, somente com os Alpes entre as duas regiões.

O que se sabe, com absoluta certeza, é que a Bonarda é a uva de maior projeção na Argentina, sendo a segunda cepa mais plantada naquele país, somente atrás da Malbec.

Inicialmente a Bornada era confundida, na Argentina, com a Barbera. Somente na década de 60 foi provado que essa variedade não tinha nada a ver com a verdadeira Barbera, que também é cultivada naquele país.

A vinha da Bonarda tem cachos médios, bem cheios e compactos. Os bagos são preto-azulados, em formatos de esfera, e com polpa macia.

Bonarda é uma uva de cultivo difícil, mas que se aclimatou perfeitamente bem na Argentina. É uma cepa muito suscetível a doenças causadas por fungos, e é necessário um período de maturação da uva extremamente longo para garantir a produção de vinhos de qualidade, com elegantes taninos e aromas atraentes.

Com a evolução das técnicas de viticultura, agora mais racionais e apropriadas, as uvas Bonarda atualmente fornecem vinhos de qualidade muito superior ao que se produzia no passado.

Tanto é que, até recentemente, a Bonarda era usada somente em cortes, para melhorar e equilibrar os vinhos; mas cada vez mais encontramos varietais dessa cepa, 100% Bonarda. Além disso, também é comum vermos cortes bi-varietais, em combinações da Bonarda com Malbec ou com Syrah.

Um bom vinho Bonarda é caracterizado pela cor forte de vermelho rubi, com tons violeta e roxo. O nariz é intenso com aromas de frutas maduras (amora, framboesa, morango, cassis e cereja) e com uma atrativa picância. Sua boa estrutura lhe permite amadurecer em barricas com bons resultados, quando a madeira dá aromas de baunilha e tabaco.

O modesto teor de taninos, a maciez e a sedosidade, associados a um menor nível de álcool em relação ao Malbec, têm tornado a Bonarda mais competitiva, atraindo consumidores de diversas partes do mundo. É um vinho fácil de beber, com potencial para conquistar muitos corações. Especialistas, aliás, apostam no futuro desta cepa.

Para degustar um vinho elaborado com a Bonarda, procure uma temperatura de serviço entre 15 e 18°C, e dê preferência para refeições moderadamente condimentas ou levemente picantes. É prazer na certa!

Aceite essa sugestão, e se aventure com a uva Bonarda, a nova expressão dos vinhos argentinos!

Para encerrar, se quiser ler mais sobre a produção de vinhos na Argentina, clique aqui




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.