Refosco

Refosco é uma família de uvas de pele escura. Antiga, suas origens nos levam à região banhada pelo Mar Adriático, onde estão Friuli-Venezia Giulia (nordeste da Itália), a Eslovênia e a Croácia.

Essa é uma uva cheia de boas documentações, ao longo da história. Foi admirada e citada pelo escritor romano Caio Plínio Segundo, conhecido como Plínio, o Velho. Consta, também, que era o vinho favorito de Lívia, esposa do primeiro imperador romano, Otávio Augusto.

Falando em notoriedade, estudos de DNA revelaram que Refosco tem um parentesco com Marzemino, a uva que produzia o vinho favorito de Mozart. 

Nos tempos modernos, Refosco foi bastante utilizada na produção de vinhos mais simples. Mas uma recente melhoria de qualidade tem nos mostrado sua habilidade para a elaboração de vinhos mais complexos, bem como para a elaboração de vinhos com capacidade de envelhecimento.

Refosco produz um vinho relativamente encorpado, e bastante frutado. São vinhos com acidez particularmente elevada, de cor escura e densa.

Os aromas e sabores mais frequentemente associados a Refosco são os temperos apimentados escuros e as ameixas, além de uma sensação amendoada no palato.

A uva é de amadurecimento tardio, e, se for colhida cedo demais, pode produzir vinhos com taninos excessivamente agressivos.

A sub-variedade mais valorizada, dessa uva, chama-se Refosco dal Peduncolo Rosso, em função de sua haste vermelha. E a denominação de origem que, reconhecidamente, produz as melhores expressões da Refosco, é a italiana Colli Orientali del Friuli. Esses são vinhos onde encontramos uma perfeita combinação entre caráter frutado e mineralidade.

Que tal procurar e experimentar um desses vinhos?

Nossas dicas de harmonização, nesse caso, são pernil de cordeiro, carne de porco, e peixes como salmão e linguado. Durante os aperitivos, é um ótimo vinho para acompanhar salames e queijos de casca dura, como parmesão e provolone.

Pronto. Agora é com você! Saúde!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.