Garganega

Essa uva é natural da região do Vêneto, no nordeste italiano, mais especificamente das províncias de Vicenza e de Verona. Que tal conhecê-la melhor?

Antes de mais nada, vale saber que a Garganega é uma das uvas mais plantadas da Itália, o que parece ser um bom sinal... Mesmo assim, trata-se de uma uva desconhecida, cujo nome não costuma aparecer em rótulos.

Essa é uma variedade branca da espécie Vitis vinifera, de bagos médios em formato de esfera, pele espessa de cor dourada, e polpa muito suculenta. O cacho da Garganega é longo e cilíndrico, e não costuma ser muito compacto. E é uma cepa de grandes rendimentos, e que leva tempo a amadurecer.

A Garganega é a principal variedade de uva usada nos vinhos frescos e delicados da Denominação de Origem Soave, do Vêneto. Mas também é encontrada em outras denominações como Colli Euganei, Colli Berici, Gambellara e Bianco de Custozam, e até em outras regiões, como Friuli e Lombardia.

Há informações disponíveis a respeito de um estudo de DNA ter comprovado que Garganega, do Vêneto, e Greganico Dorato, da Sicília, são sinônimos da mesma variedade, mas a OIV as cataloga como cepas distintas. Os sinônimos reconhecidos para a Garganega, pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho, são Oro, Garganego e D'Oro.

Os parceiros mais comuns da Garganega, em cortes, são Trebbiano e Chardonnay.

Os vinhos produzidos a partir da Garganega possuem uma pálida cor amarela.

No olfato, apresentam grande riqueza de compostos aromáticos, remetendo a perfumes florais como flor de pessegueiro, a frutas como damasco e maçã, e também a amêndoas, em suas versões mais clássicas. Remetem também a ervas e minerais, quando presentes em vinhos mais complexos.

A frouxidão de seu cacho dá à Garganega a capacidade, inclusive, de produzir excelentes vinhos de colheita tardia, com uvas secas. Isso porque o espaço entre os bagos aumenta a ventilação deles, e reduz o risco de doenças provenientes de fungos. Mesmo assim, os vinhos vinificados tradicionalmente, e não os de colheita tardia, são de fato, os mais conhecidos.

No paladar, os vinhos da Garganega são delicados e frutados, de corpo médio, de acidez equilibrada, e bastante aveludados.

Um vinho seco produzido com Garganega é um grande parceiro para um risoto de mexilhões com alho e salsinha, ou então para uma generosa porção de abobrinhas fritas. Um vinho de sobremesa elaborado com Garganega, por sua vez, fica muito bem harmonizado com arroz doce ou com pudim de amêndoas, por exemplo.

Que tal conhecer mais essa uva? Se quiser encerrar lendo sobre outras cepas e seus vinhos, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.