Salmão, em suas várias formas

Esse peixe de água fria, cada vez mais presente no cardápio dos brasileiros, rico em ômega 3 e de cor característica, é um excelente companheiro para bons vinhos. Veja algumas dicas...

 Grelhado ou assado, leve e tradicional

Esses são os preparos mais populares, tanto em filé como com o peixe inteiro. Para acompanhar, Pinot Gris, Pinot Noir ou Gamay, como Beaujolais. Se for mais condimentado ou picante, dê a vez a um Merlot ou a um Zinfandel.

 Frito, crocante e apetitoso

Uma boa dica para acompanhar um salmão frito é um Chardonnay, como o francês Chablis, da Borgonha. Ou um Pinot Noir, tão fácil de harmonizar.

 Defumado, sofisticado e atual

Aqui vale analisar o quanto está defumado. Se for levemente, opte por Riesling, Sauvignon Blanc, Chardonnay ou Gewürztraminer. Mas, se estiver bem defumado, vá de espanhol Jerez Fino, Cava, ou Champagne. 

 Sushi e sashimi, o famoso peixe cru

Contrariando o senso comum, vinho e comida japonesa são ótimos amigos! Escolha Pinot Gris, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling, até mesmo Pinot Noir, além de espumantes secos. Quer surpresa? Um Merlot rosé.

 Hot Roll, com molho tarê

Essa versão empanada e frita de sushi é bastante apreciada. Muitas vezes temperada com tarê, um molho agridoce feito à base de soja, essa é uma ótima combinação para um tinto Pinot Noir e até para um Pinotage.

 Tartar, com um toque moderno

Se o tartar for feito de salmão fresco, combine-o com Riesling, Chardonnay ou Viognier. Se for de salmão defumado, escolha Sauvignon Blanc de Pouilly-Fumé, um Champagne seco, ou ainda um Jerez Fino.

 Ceviche, picante e refrescante

Esse é um prato de origem peruana, de peixe cru marinado, geralmente em suco cítrico. Uma boa sugestão, nesse caso, é o Torrontés argentino, o Soave italiano, o Sancerre ou outro Sauvignon Blanc da França, além dos rosés.

 Terrine, tipicamente francês

Algo como um patê desenformado, essa delícia francesa anda na moda... Escolha um francês Sancerre ou outro Sauvignon Blanc, um Chardonnay como o Chablis da Borgonha, ou então Pinot Gris, Chenin Blanc, e até Alvarinho...

Como você deve ter percebido, alguns dos vinhos sugeridos são como curingas, na hora de harmonizar salmão. Tire proveito disso. E, se você não escolher uma boa dupla de salmão e vinho, por falta de sugestão é que não vai ser...




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.