O que beber na ceia de Natal?

Muitas são as opções. Servir um único vinho, a noite toda, é inclusive, uma delas. Aí nem precisa de dica, compre seu vinho preferido, aquele que você espera para apreciar nas datas mais importantes! Mas, se for oferecer diferentes opções durante a noite, estão aqui algumas sugestões!

 Enquanto esperamos...

Que tal começar com um espumante? Um Champagne, uma Cava, um Prosecco ou um espumante nacional? Qualquer um deles pode ser uma excelente pedida para o começo da noite, enquanto esperamos todos chegarem, e enquanto vamos “beliscando” e “aperitivando”.

 Chegou a hora da ceia!

O tradicional peru de Natal pede vinhos menos tânicos. Boas escolhas são tintos produzidos à base de Pinot Noir, Grenache, Shiraz ou Zinfandel. Se seus convidados preferirem vinho branco, sirva Sauvingnon Blanc, Viognier ou Chenin Blanc. E, se quiser uma ceia mais charmosa e marcante, que tal servir vinho rosé?

Mas nem só de peru vive o Natal. Se você for servir lombo de porco com batatas, os tintos podem ser os mesmos sugeridos para o peru, mas considere um branco Chardonnay como uma pedida e tanto para esse prato!

Se a opção de cardápio foi bacalhau, Riesling e Pinot Grigio são boas opções de vinhos brancos. Mas a surpresa mesmo será para quem escolher um bom vinho tinto português, com uvas nativas, como Touriga Nacional, Trincadeira, Tinta Roriz...

 E na hora dos doces?

Das tradicionais rabanadas aos moderninhos brigadeiros de colher, passando pelas frutas frescas e pela torta de nozes, o vinho do Porto fecha a noite de Natal com muita harmonia, como tem que ser.

Mas certamente, a boa comida e a boa bebida dessa noite não são tudo, nem o mais importante... São somente um pedaço da felicidade de estar entre pessoas queridas, celebrando o nascimento de Jesus!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.