Aerador?

Nem todo mundo gosta de decantar o vinho. Enquanto alguns realmente apreciam ver o vinho no decantador, outros consideram que tirá-lo da garrafa original faz perder certo charme.

Nem todo mundo lembra de decantar o vinho. Colocá-lo para decantar com a antecedência necessária, antes dos convidados chegarem, ou antes do jantar ser servido, requer um planejamento adicional.

Nem todo mundo quer decantar o vinho. Quando você sabe que a garrafa não será inteiramente consumida, por exemplo, é melhor que não se exponha todo o vinho ao oxigênio, sem necessidade.

Além disso, nem todo mundo tem decantador.

E que tal se você pudesse beneficiar o seu vinho com a oxigenação necessária para liberar os aromas e acentuar o sabor, sem a necessidade de um decantador? Você já ouviu falar em aerador?

Esse é um acessório que, acoplado ao gargalo da garrafa, permite que o vinho respire no caminho entre a garrafa e a taça.

Existem muitos estilos de aeradores de vinho; o uso de alguns equivale a mais de meia hora de decantação. Sem tirar o vinho da garrafa, sem antecedência, e oxigenando somente o que vai para a taça. Interessante, não é?

E como esse tipo de dispositivo faz isso?

A base científica é o Princípio de Bernoulli, descrito pelo matemático holandês em 1738, e o consequente Efeito de Venturi, que deve seu nome ao físico italiano Giovanni Battista Venturi (1746–1822).

Quando um líquido passa por um tubo onde há uma redução no diâmetro, acontece uma variação na pressão do líquido, para baixo, e um aumento na velocidade com que ele flui. Através de um pequeno orifício, esse líquido em baixa pressão e maior velocidade é capaz de atrair um fluxo de ar que permite maior exposição ao oxigênio.

Se você gostou da ideia, mas não sabe exatamente quais vinhos se beneficiariam com a oxigenação, leia mais sobre esse assunto clicando aqui.

Deixar o vinho respirar é uma das 3 dicas que já demos para melhorar o seu vinho. Para ler sobre isso, e conhecer as outras duas dicas, clique aqui.

Um ressalva final: há duas razões práticas para se decantar o vinho; uma é separar o vinho de eventuais pedaços de rolha, ou de depósitos que se formam no fundo da garrafa durante a maturação; a outra é aerar o vinho, ou deixá-lo respirar, o que auxilia a evolução do buquê e do sabor. O aerador atende somente ao segundo caso. Mas a existência de borras no fundo da garrafa é cada vez mais rara, com o domínio dos processos de clarificação.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.