O dia a dia do sommelier

A profissão está regulamentada no Brasil, desde 26/08/2011, com a Lei 12.467. Mas será que a gente sabe, mesmo, o que faz esse profissional?

A legislação brasileira considera, sommelier, aquele que executa o serviço especializado de vinhos em empresas de eventos gastronômicos, hotelaria, restaurantes, supermercados, enotecas, companhias aéreas e marítimas.

Mas esse serviço especializado de vinhos, significa, na prática, o quê?

Em primeiro lugar, vamos filosofar um pouco sobre consumo. Uma compra, qualquer que seja ela, é mais do que a aquisição de um produto ou serviço. Quando um cliente pede um vinho, em um restaurante, ele quer muito mais que o líquido em si. Ele anseia por uma experiência.

Mas qual é a experiência que cada cliente, único, está buscando? E como saber, dentre todos os vinhos do mundo, qual vai proporcionar, a esse cliente, a experiência que ele deseja? Esse é, antes de mais nada, o papel do sommelier... Esse profissional é, sobretudo, um tradutor do cliente.

Mas, para que ele possa traduzir o desejo do cliente, em um vinho, os passos são muitos.

Em primeiro lugar, é necessário escolher os vinhos que farão parte da carta da casa. O número de vinhos disponíveis no mercado é intimidador. E atrás de cada vinho está um produtor e um vendedor, ambos ansiosos por fazer parte da adega do maior número possível de estabelecimentos.

Não se trata somente de escolher, pelo paladar e pela compatibilidade de harmonização. Existem uma série de questões técnicas a serem consideradas, como preço e disponibilidade, e cabe ao sommelier também entendê-las.

Quais vinhos comprar, quanto pagar por eles, a quanto vendê-los, quantas garrafas de cada rótulo manter em estoque... Esse tipo de decisão, ou seja, constituir uma determinada adega, é muitas vezes um dos maiores desafios desse profissional.  Bons estabelecimentos possuem adegas equilibradas e atualizadas, graças aos bons sommeliers.

Vinho comprado. Como armazená-lo?

Feito isso, como apresentar os vinhos aos clientes, por meio da carta da casa? Quais as explicações necessárias nesse material?

Não sei se você percebeu, mas nessa rotina que descrevemos brevemente, ainda nem anoiteceu, e os clientes ainda nem chegaram ao restaurante... O momento de ouvir e aconselhar os clientes é, como diriam alguns, somente o “showtime”.

Engana-se, portanto, quem acha que a vida do sommelier é uma vida mansa... Existe muito estudo por trás dessa profissão, muito conhecimento a ser adquirido sempre, e existe uma rotina de muito trabalho, com muita responsabilidade.

E, se quiser conhecer outras profissões do mundo do vinho, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.