Suíça

Pense em chocolates. Pense em relógios. Pense em instituições bancárias. Pense em vinhos!

Sim, a Suíça produz vinhos. Mas exporta muito pouco. Primeiro, porque os suíços são bons consumidores da bebida local, segundo porque o país não é competitivo, em termos de preços, para atuar mais fortemente no mercado internacional. Não é barato produzir vinho na Suíça.

Mas, assim como os chocolates, os relógios e os bancos, os vinhos suíços são bons. Muito bons.

A principal variedade branca dos vinhos suíços é a Chasselas (também chamada de Fendant). Entre as cepas tintas, destaca-se a Pinot Noir (também chamada pelos nomes Blauburgunder, Clevner e Spätburgunder). Juntas, Chasselas e Pinot Noir representam cerca de 60% dos vinhedos do país.

O país também cultiva e produz vinhos à base de Müller-Thurgau (chamada localmente Riesling/Sylvaner), Sylvaner (conhecida como Johannisberg), Gamay, Merlot... Mas o grande tesouro são as cerca de 40 cepas nativas, praticamente exclusivas da Suíça, como Petite Arvine, Amigne, Humagne Blanc, Cornalin, Humagne Rouge, Completer, Bondola Tinta...

O país é dividido em 26 estados (cantões), e 4 zonas linguísticas: a alemã, a francesa, a italiana e a pequena romanche. O cultivo e a produção de vinho estão divididos em 6 áreas:

 Valais, responsável por um terço de toda a produção do país, oferece grande variedade de tintos e brancos.

 Vaud, segunda área mais importante, mas mais focada na produção dos Chasselas frescos e frutados.

 Genebra, onde destacam-se os vinhos tintos à base de Gamay, além dos brancos Chasselas.

 Região dos Três Lagos, Neuchâtel, Bienne e Morat, que produz vinhos austeros, mas também vinhos leves.

 Suíça Alemã, onde, apesar da diversidade, destaca-se a forte influência germânica nos vinhos.

 Ticino, de língua italiana, com 90% dos vinhedos ocupados por Merlot, produzindo vinhos muito distintos.

Não perca a oportunidade de conhecer um Chasselas de Vaud, um Pinot Noir de Valais, e um Gamay de Genebra. Certamente a sua viagem pelo mundo dos vinhos vai ficar ainda mais interessante, depois dessa experiência.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.