Por que o vinho nos fascina?

Essa é certamente a bebida mais apaixonante de todas. Será que há motivos reais, para isso?

 O fascínio que vem da história.

O vinho está intrinsicamente ligado à história da humanidade, como a conhecemos. O aparecimento das videiras remonta a aproximadamente 120 milhões de anos, muito antes do surgimento dos primeiros primatas.

O cultivo da uva e produção de vinho são atividades que estão arqueologicamente comprovadas como tendo seu início milênios antes do nascimento de Cristo!

 O fascínio que vem da natureza.

E aqui não estamos falando só nos vinhedos e nas uvas, que, por si só, já são um espetáculo aos olhos. Estamos falando do processo de fabricação do vinho.

Graças aos açúcares concentrados nos bagos da uva madura, e graças ao sumo abundante dessa fruta, ela naturalmente fermenta, produzindo álcool, quando em contato com leveduras. Sem nos esquecer do trabalho e do talento de cada enólogo, é como se nós, pessoas comuns, apenas assistíssemos o processo natural de transformação da uva em vinho.

 O fascínio que vem da diversidade.

Esse é um mundo com mais de 10.000 variedades de uvas viníferas, um mundo com mais de 1 milhão de produtores. Há muito o que se degustar, por aí. Uma vida inteira não é, certamente, suficiente...

Quer exemplos? Somente na Itália, são mais de 300 denominações de origem absolutamente diferentes entre si... E somente em Portugal, são mais de 250 uvas típicas do país!

 O fascínio que vem da cultura.

Cada vinho traz consigo a história de seu país. De sua região. Em grande parte das vezes, de seu pequeno município. Da sua economia. Das festas locais.

Além disso, cada vinho traz consigo a história daquela garrafa, que pode nos ter sido presenteada, ou pode ter sido adquirida aguardando uma comemoração especial de nossas vidas.

 O fascínio que vem do convívio.

Talvez a palavra mais utilizada ao lado de “vinho” seja “companhia”. Isso porque, já dizia o enólogo francês Émile Peynaud (1912-2004), que “Beber vinho não é um prazer solitário, mas comunicativo.”

E a companhia, em questão, não precisa ser necessariamente durante a degustação. Já viu o quanto gostamos não só de degustar, mas de falar sobre vinho? Esse é um assunto que aproxima pessoas, inclusive via Internet!

E, além do fascínio, não podemos esquecer que consumir vinho de maneira moderada e regular faz bem à saúde...!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.