Culturas unidas pelo vinho

Um vinho de corte une o que há de melhor em diferentes uvas. Mas que tal, também, unir países?

Quando um enólogo decide misturar diferentes uvas em um único vinho, ele cria o chamado vinho de corte, também conhecido como blend ou assemblage.

Pensando em inovação, e em surpreender consumidores, alguns profissionais do setor se reuniram em uma organização, batizada de InterBlend.

O objetivo dessa organização é promover, facilitar e regular a produção e o comercialização de vinhos produzidos a partir do corte de vinhos provenientes de diferentes países.

Em um mercado que tem se mostrado ágil, e que é cada vez mais competitivo e globalizado, essa é uma ideia diferente, inovadora e criativa. E que certamente encontrará consumidores interessados.

Que caminho tomará esse projeto, só o futuro nos dirá...

Será que faria sucesso um corte no estilo de Bordeaux, só que com Cabernet Sauvignon produzido no Chile, e Merlot aqui do Brasil? Será que faria sucesso a mistura, em um mesmo vinho, do Shiraz australiano com a Syrah francesa? Ou uma combinação entre Primitivo da Itália e Zinfandel da Califórnia (que no fundo são sinônimos da mesma uva, mas em terroirs muito diferentes)? A diversidade do mundo do vinho é tamanha, que as possibilidades são muitas...

E como esses vinhos serão nomeados e rotulados?

Quanto tempo levará até que estejam efetivamente disponíveis?

Na realidade, antes de mais nada: será que os enólogos irão comprar essa ideia?

A teoria é boa. Resta ver a prática.

Aguardemos. Mas com uma taça de vinho nas mãos, degustando...

Enquanto isso, se quiser ler mais sobre vinhos de corte, clique aqui. Ou então, sobre uma outra ideia inovadora, mas muito polêmica, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.