O caráter divino do vinho

Os prazeres proporcionados pelo vinho são, não só de caráter sensorial, mas também espiritual. Assim tem sido, por milhares de anos.

O vinho sempre desfrutou de um caráter místico, como um líquido que nasce de uma transformação mágica, ou milagrosa.

A crença de que o vinho viria diretamente dos deuses fez com que as pessoas o avaliassem mais pela sua origem, do que pelo seu sabor ou efeito inebriante.

Não à toa, é frequentemente chamado de o néctar dos deuses.

Outros alimentos certamente também foram considerados sagrados, ao longo da história, em diferentes locais e em diferentes culturas. Mas somente o vinho foi imbuído desse caráter, através dos milênios. Por quê?

Talvez seja pelo fato da vinha parecer morta no inverno, como se estivesse renascendo a cada primavera...

Talvez seja pela cor do vinho tinto, que rapidamente nos remete a sangue, e a própria vida humana...

Talvez, e mais provável, porque o vinho não foi uma invenção do homem, e, sim, uma descoberta.

Homero, um dos primeiros poetas da Grécia Antiga, escreveu sobre as aventuras de Ulisses, em sua obra Odisseia, um dos maiores poemas de toda a história. Quase mil anos antes de Cristo, Homero descreve seu herói espantado, e encantado, com o vinho produzido espontaneamente, a partir dos cachos de uva que despencam da vinha.

E, se hoje o homem procura controlar e dominar a natureza, na Antiguidade isso seria considerado, praticamente, uma blasfêmia.

Da mesma forma, o próprio consumo do vinho também era diferente. As pessoas bebiam algo que elas consideravam mágico, ou divino.

Se quiser ler sobre uma das histórias mais bonitas relacionadas ao vinho, que vem do Cristianismo, no momento em que Jesus realiza seu primeiro milagre, clique aqui. Ou então, se quiser ler sobre a história bíblica da vinha de Noé, clique aqui.

Saúde!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.