Como já diziam, antigamente...

Um provérbio é uma frase curta, geralmente de origem popular, que sintetiza um conceito a respeito da realidade ou uma regra social ou moral. Por exemplo: Deus ajuda quem cedo madruga! E o que o vinho tem a ver com isso?

Um livro publicado em Portugal, no ano de 1841, compilou provérbios da época, e nele encontramos muitos, muitos, relacionados ao vinho. Vale conferir alguns que nós selecionamos.

Vale lembrar que o português é o de Portugal, do século 19! Entre parênteses, estão alguns sinônimos encontrados no Houaiss, para facilitar o entendimento do provérbio...

 De vinho abastado, de razão mingoado. (mingoado = diminuído)

 Azeite, vinho e amigo, o mais antigo.

 Até ao lavar dos cestos, há vindima. (vindima = colheita de uvas)

 Bebes vinho, não bebas o siso. (siso = juízo)

 O bom vinho escusa pregão. (escusa = justifica; pregão = divulgação) 

 Saltou a cabra na vinha, também saltará sua filha.

 Cada cuba cheira ao vinho que tem.

 A quem tem mulher formosa, castelo em fronteira, vinha na carreira, não lhe falta canseira.

 Pão de hoje, carne de ontem, vinho de outro verão fazem o homem são.

 De boa cepa planta a vinha, e de boa mãe a filha.

 Três coisas fazem mudar a natureza do homem: a mulher, o estudo, e o vinho.

 Mel novo, vinho velho.

 Quem se lava com vinho, torna-se menino.

 Neste mundo mesquinho, quando há para pão, não há para vinho.

 A mulher e o vinho tiram o homem de seu juízo.

 Depois de morto, nem vinha, nem horto. (horto = horta pequena)

 Pão que sobre, carne que baste, e vinho que falte.

 Porcos com frio e homens com vinho fazem grande ruído.

 O bom vinho faz bom sangue.

 Apregoa vinho, e vende vinagre.

 Quem com o demo cava a vinha, com o demo a vindima.

 Menos vale às vezes o vinho, que as borras.

O nome do livro é "Adagios, proverbios, rifãos, e anexins da lingua portugueza, tirados dos melhores autores nacionaes, e recopilados por ordem alfabetica por F.R.I.L.E.L.", de autoria de Francisco Roland.

Para encerrar, que tal uma lenda sobre a invenção do vinho? Para ler, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.