Saia para lá, celulite!

O vinho, se consumido moderadamente, nos deixa mais relaxados. O vinho, se consumido moderadamente, nos deixa mais alegres. Mas será que ele também nos deixa mais bonitos? Ou melhor, mais bonitas? Parece que sim.

Qual o assunto hoje? Celulite!

Se você é mulher, pense bem antes de dizer que esse assunto não lhe diz respeito. A celulite, ou lipodistrofia ginóide, é uma condição que afeta entre 85 e 98% das mulheres após a puberbade, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Para sorte dos leitores do sexo masculino, a celulite raramente é observada em homens, mas pode ocorrer quando há algum desequilíbrio hormonal.

As causas da celulite não são plenamente conhecidas, e esse é um assunto pouco estudado no campo científico, infelizmente. Mas existem muitas suposições.

Apesar dos inúmeros tratamentos à disposição, poucos têm realmente algum efeito, ou evidência de eficácia. Contudo, uma dieta balanceada e bem orientada parece melhorar o aspecto da celulite.

Segundo a Sociedade Brasileira de Nutrição e Estética, essa desordem multifatorial pode ter sinais claros de melhora a partir de uma alimentação adequada, seguindo orientações nutricionais como ingerir fibras, consumir muito líquido, restringir sódio e aumentar potássio. Dentre todas as orientações, contudo, destacamos duas:

 Ingestão de alimentos probióticos. (Sim, o vinho é um deles. Se quiser ler mais sobre isso, clique aqui.)

 Ingestão de alimentos com propriedades antioxidantes, como uvas. (Sim, o vinho é feito delas. E todos os tipos de vinho possuem componentes antioxidantes, em maior ou menor escala. Para ler mais sobre isso, clique aqui.)

Obviamente, todo cuidado é pouco. O consumo de álcool pode agravar o problema. Por isso, o segredo para usufruir dos benefícios que o consumo de vinho proporciona à saúde é sempre a moderação.

Infelizmente, faltam estudos que elucidem mais essa relação, mas a associação entre componentes da uva e tratamento da celulite é relativamente consolidada.

Segundo o Natural Health Research Institute, o extrato de semente de uva promove a circulação ao melhorar a integridade dos vasos sanguíneos através de seus antioxidantes naturais chamados proantocianidinas. Como antioxidantes, as proantocianidinas são 50 vezes mais eficazes do que a vitamina E, e 20 vezes mais potentes do que a vitamina C. Elas combatem os radicais livres e inibem enzimas que degradam tecidos humanos. Ajudam a melhorar e normalizar a atividade capilar, fortalecendo as paredes capilares. Restauram a flexibilidade das paredes arteriais através da ligação às fibras de colágeno, realinhando-as e resultando em uma estrutura mais jovem e sadia.

Nossa sugestão fica aqui, para algum cientista enófilo de plantão. Que tal dedicar-se a entender se, quando consumimos vinho, de maneira regular e moderada, além de todos os benefícios que já conhecemos, também estamos, de fato, ajudando a combater a celulite? Fica a dica...




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em