Vinho, um alimento probiótico

Probióticos são alimentos que introduzem micro-organismos vivos benéficos no nosso organismo, ajudando os processos de digestão, quando consumidos em quantidades adequadas.

Um estudo, realizado pela Universidad Autónoma de Madrid, na Espanha, analisou as bactérias presentes no vinho, e concluiu que elas podem ser benéficas à saúde.

Assim como o iogurte e os fermentados lácteos, o vinho também possui propriedades probióticas. Ou seja, vinho é uma bebida tão bacana, que até suas bactérias fazem bem... Se de cara você já ficou surpreso ao pensar em bactérias dentro da sua taça, lembre-se que já falamos desse assunto, outras vezes. Se quiser ler, clique aqui.

Consumir probióticos é importante para manter a flora intestinal saudável, ou seja, para manter uma comunidade saudável de bactérias no intestino. Além disso, tem um efeito preventivo em relação ao câncer, e ajuda a manter o nível de colesterol em patamares adequados.

Nesse estudo realizado na Espanha, os pesquisadores isolaram 11 tipos de bactérias presentes no vinho, e examinaram a capacidade delas de sobreviver em condições similares àquelas encontradas no nosso organismo.

A descoberta foi que as bactérias encontradas no vinho podem, sim, sobreviver ao ambiente hostil do nosso trato gastrointestinal, mesmo em contato com o suco gástrico, com o suco pancreático, com o suco biliar...,  sendo capazes de atravessar a acidez do estômago, chegando vivas aos intestinos. 

Os pesquisadores concluíram, também, que as propriedades probióticas das bactérias ácido-láctico isoladas do vinho são semelhantes às propriedades de probióticos que vêm de produtos lácteos, como iogurte e leites fermentados. E, em relação aos derivados do leite, uma vantagem logo de cara. É visivelmente crescente a intolerância de algumas pessoas à lactose. Outra vantagem evidente, para nós, enófilos: brindar com vinho é sem dúvida melhor, do que brindar com leite...

Mas muita calma nessa hora, ainda. A pesquisa foi realizada com bactérias isoladas. O consumo moderado do vinho, em si, pode não fornecer a quantidade suficiente de probióticos para o organismo. Isso porque alguns processos da vinificação, como a adição de sulfitos, acabam eliminando bactérias do vinho.

Esse estudo, de autoria de Dolores González de Llano, foi publicado no International Journal of Food Microbiology.

E que venham mais pesquisas científicas sobre o vinho! Saúde!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.