Por um mundo com menos câncer

Dentre os muitos benefícios do consumo regular e moderado de vinho, para a nossa saúde, destaca-se a menor incidência de alguns tumores.

Já se vão mais de 20 anos de pesquisas, e o interesse da ciência pelo tema é crescente.

Uma pesquisa recentemente divulgada pela Universidade de Santiago de Compostela, por exemplo, avaliou a atividade antitumoral de moléculas presentes nas uvas Albariño, Caiño Blanco, Loureira e Mencía.

O estudo, in vitro, usou células humanas procedentes de cânceres de próstata e de mama, submetendo-as a diferentes concentrações de determinadas moléculas.

Os cientistas observaram que algumas substâncias eram capazes de diminuir o crescimento tumoral, com um efeito superior ao de alguns fármacos utilizados no tratamento desses males.

A pesquisa, que faz parte de um projeto científico chamado GALIAT 6+7, abre caminhos para o descobrimento e desenvolvimento de novos remédios para o tratamento de tumores e para a prevenção de metástases.

É claro que devemos lidar com essas informações com prudência, já que a maioria dos estudos, assim como esse citado, são realizados com substâncias isoladas, em laboratório.

Um outro estudo, realizado nos EUA pela Universidade do Missouri, tratou dos efeitos do resveratrol no tratamento de câncer de próstata, constatando que o composto encontrado em vinhos, principalmente tintos, tem a capacidade de potencializar a sensibilidade das células tumorais da próstata aos efeitos da radiação, tornando o tratamento mais eficaz.

No Canadá, em outro exemplo, pesquisadores das Universidades de Brock e de McMaster dedicaram-se à análise de células de carcinoma de pulmão, e observaram que o vinho tinto tem a capacidade de inibir significativamente a proliferação das células cancerígenas e bloquear sua sobrevivência por processos de mitose. 

Cientistas de Harvard e da University of East Anglia, no Reino Unido, publicaram resultados científicos que sugerem que o consumo de flavonoides pode estar associado a menor incidência de câncer de ovário, apontando para um risco 21% menor, mediante o consumo de algumas subclasses de flavonoides.

De fato, são muitas as evidências apontando para um mesmo caminho, de esperança e otimismo, em relação ao câncer.

Mas lembre-se sempre, da máxima: na dúvida, consulte sempre seu médico.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.