Vinho faz bem para a saúde. Mas e se...?

Em algumas situações, ficamos em dúvida se o vinho continua sendo saudável... Selecionamos, aqui, algumas delas, e fomos atrás de respostas...

 E se a garrafa ficar aberta, por mais de um dia?

Após aberto, o vinho está mais suscetível à oxidação. A velocidade em que isso acontece depende, entre outras coisas, da idade do vinho. Vinhos mais jovens são mais “resistentes”. Mas a alteração que o vinho sofre, até onde se sabe, não afeta a sua capacidade de fazer bem à nossa saúde.

De qualquer maneira, veja algumas dicas para manter o vinho aberto, de um dia para o outro, clicando aqui.

 E se eu usá-lo como ingrediente, na cozinha?

Essa é uma pergunta que ninguém sabe responder, ainda, ao certo. Isso porque os motivos que levam o vinho a ser benéfico à saúde, e como se dá esse processo, ainda são bem nebulosos. Muitas pesquisas indicam componentes do vinho, como resveratrol e procianidina, como os responsáveis pelos benefícios. Outras, associam o bem que o vinho faz às escolhas de estilo de vida, de determinado perfil de pessoas.

Se essa característica do vinho estiver mesmo relacionada à determinado elemento da sua composição, temos que saber, então, como esse elemento reage ao cozimento...

 E se ele tiver maior ou menor teor alcoólico?

Segundo Stephan Kamholz, presidente do departamento de medicina no Albert Einstein College of Medicine of Yeshiva University, o percentual de álcool no vinho não é o fator crítico, no potencial benéfico à saúde humana.

Obviamente, precisamos estar cientes para a quantidade de álcool consumida. Como sempre, o segredo é a moderação. Se o vinho for mais alcoólico, o foco na moderação deve ser ainda maior.

Mas vale saber que existem, sim, vinhos que podem ser considerados mais saudáveis do que outros. Para ler sobre esse assunto, clique aqui.

E, se quiser ler mais sobre a influência do consumo moderado de vinho na nossa saúde, clique aqui.

E, viva o vinho!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.