O vinho e a Síndrome Metabólica

Um estudo chamado SWAN traz boas notícias para quem aprecia vinho: o consumo moderado inibe o desenvolvimento da Síndrome Metabólica!

O SWAN, cuja sigla quer dizer Study of Women’s Health Across the Nation, é um estudo extenso com foco na saúde feminina durante a meia idade, analisando as mudanças físicas, biológicas, psicológicas e sociais durante este período de transição da vida das mulheres.

A Síndrome Metabólica é caracterizada pela associação de fatores de risco para as doenças cardiovasculares (ataques cardíacos e derrames cerebrais), doenças vasculares periféricas e diabetes.

Segundo os critérios brasileiros, a Síndrome Metabólica é diagnosticada a partir da medida da circunferência abdominal, da pressão arterial, da glicemia em jejum, do nível de triglicerídeos, e do nível de HDL.

E afinal, o que o vinho tem a ver com isso?

Ao longo de 8 anos, os pesquisadores analisaram 1.584 mulheres. Na época do recrutamento, nenhuma delas tinha síndrome metabólica nem diabetes, e elas tinham entre 42 e 52 anos. Nessa fase da vida, é possível verificar uma maior incidência do problema, entre as mulheres.

Pois bem, o estudo associou o consumo moderado de vinho, que foi considerado como uma taça por dia, a uma menor chance de desenvolver a síndrome metabólica, em mulheres de meia idade, ao final do período de 8 anos do estudo. 

As mulheres que consumiam 1 taça de vinho, por dia, apresentaram menor índice de desenvolvimento de síndrome metabólica, quando comparadas àquelas que consumiam uma quantidade média menor, àquelas cujo consumo excedia essa média, e também quando comparadas às abstêmias. Comparadas às abstêmias, aliás, elas apresentaram metade do risco de desenvolver a síndrome.

Esse estudo foi publicado em 2011, no Journal of Wine Research (Jornal de Pesquisa sobre o Vinho).

Vale lembrar que existem outros fatores de estilo de vida associados à síndrome metabólica, como baixa atividade física, tabagismo e dieta rica em gordura.

Cuide da sua saúde. Seu corpo agradece.

E, se quiser ler sobre a relação entre o consumo moderado de vinho e um menor risco de osteoporose, outro problema que também aflige as mulheres, clique aqui.

Saúde!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.