Cupcake Red Velvet de vinho

Poucas receitas são tão românticas como essa. A massa vermelha do cupcake Red Velvet remete ao amor, e fica ainda mais deliciosa com a inclusão do vinho nos ingredientes. Além disso, temos uma ótima dica de harmonização!

Rendimento:

18 cupcakes

Ingredientes:

Para a massa:

.  225g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
.  400g de farinha de trigo
.  400g de açúcar
.  4 ovos grandes
.  500 ml de vinho tinto, da sua preferência
.  2 colheres (de chá) de essência de baunilha
.  ½ colher (de chá) de corante alimentício em gel vermelho
.  50g de chocolate em pó
.  ½ colher (de chá) de bicarbonato de sódio
.  1 colher (de chá) de fermento em pó
.  ¾ colher (de chá) de canela em pó
.  ½ colher (de chá) de sal

 Para a cobertura:

.  250g de cream cheese em temperatura ambiente
.  50g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
.  500g de açúcar de confeiteiro
.  2 colheres (de chá) de baunilha
.  suco de 1 limão

 Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C.

Em uma batedeira em velocidade média, bata a manteiga por 1 minuto. Adicione o açúcar e bata até ficar fofo (aproximadamente mais 5 minutos, em velocidade média). Adicione os ovos, sempre batendo, e, em seguida, o vinho tinto, a baunilha e o corante. Peneire a farinha, o chocolate, o bicarbonato, o fermento, a canela e o sal juntos, e acrescente à mistura, agora batendo em velocidade baixa, só até ficar homogêneo.

Coloque as forminhas de papel na forma de cupcake. Coloque a massa em saco de confeitar e divida-a entre as forminhas preenchendo 2/3 de cada uma.

Asse por 17 a 20 minutos, ou até que um palito saia limpo.

Espere esfriar completamente para cobrir.

Para a cobertura, bata o cream cheese com a manteiga até ficar cremoso, junte o açúcar peneirado e bata até incorporar. Junte a baunilha e o limão, e leve à geladeira por 2 horas antes de confeitar.

Para enfeitar a cobertura? Imaginação!

 Harmonização:

Para desfrutar esse cupcake red velvet de vinho, nossa sugestão é um vinho do Porto. Mas um Moscato d’Asti também pode ser uma excelente opção.

Procure sempre servir um vinho mais doce que a sobremesa, para um resultado mais agradável ao paladar. Saiba mais sobre harmonização com sobremesas, clicando aqui.

Por outro lado, você pode, também, fazer como os franceses, saboreando sua sobremesa com Champagne Brut (seco). Afinal não se esqueça que harmonização, é sobretudo, um assunto de gosto pessoal.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.