Tarte Tatin, com sotaque francês...

Uma das sobremesas mais famosas da França, que combina muito bem com vinho, e é muito charmosa, é também muito fácil de fazer. Melhor, impossível. Não conhece? É uma torta de maçã deliciosa!

 Rendimento:

8 pessoas

 Ingredientes:

Para a massa

.  500 g de farinha de trigo
.  200 g de manteiga com sal
.  200 g de açúcar
.  6 gemas
.  1 colher (de sopa) de fermento

Para o recheio

.  1 kg de maçãs firmes
.  100 g de manteiga com sal
.  100 g de açúcar
.  1 colher (de sopa) de água

 Modo de Preparo:

Comece preparando a massa. Passe as gemas pelo coador, bata com o açúcar e reserve.

Misture a farinha, a manteiga e o fermento, fazendo uma farofa. Acrescente a mistura de gemas, trabalhe a massa até ficar homogênea, e leve à geladeira por 1 hora, dentro de um saco de freezer ou enrolada em filme plástico.

Descasque as maçãs e corte-as em fatias, grossas ou finas, como preferir.

Em uma frigideira alta, que possa também ir ao forno, coloque o açúcar e a água. Leve ao fogo baixo/médio, e, assim que começar a derreter, coloque por cima as fatias de maçã, e a manteiga, aos pedaços. Volte ao fogo.

Vá girando e sacudindo a frigideira, para que o caramelo não grude no fundo. Mas não é para mexer. Nem para usar fogo alto. Nem para ter pressa... Espere até as maçãs ficarem bem caramelizadas, e apague o fogo.

Em uma bancada, abra a massa com um rolo, em um diâmetro um pouco maior que o da frigideira. Disponha a massa na frigideira, sobre as maçãs caramelizadas.

Com um garfo, empurre as bordas da massa por dentro da lateral da frigideira. Leve a frigideira ao forno médio, pré-aquecido, por 40 minutos.

Retire do forno, espere 5 minutos, e desenforme a torta, virando a frigideira sobre um prato grande. Sirva a torta quente. Sugestões de acompanhamento: sorvete de creme ou chantilly. A decoração? Essa é por conta da sua criatividade!

 Harmonização:

Sauternes é um vinho de sobremesa que combina lindamente com essa receita. Para conhecer mais sobre esse vinho, clique aqui.

Tarte Tatin também pode ser harmonizada, e bem, com vinho do Porto, Banyuls ou Tokaji.

Mas não se preocupe em encontrar uma denominação específica para essa combinação. Procure um colheita tardia da sua preferência, produzido com Moscatel, Sauvignon Blanc, Sémillon, Chenin Blanc ou Riesling. Tarte Tatin é bastante versátil na harmonização.

Uma dica, para quem quiser facilitar ainda mais: é possível fazer essa receita usando massa pronta para torta, ou mesmo, massa folhada.

Moleza? Moleza.

Um charme? Um charme...

Um brinde? Um brinde!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.