Uma taça perfeita para o Porto!

Adoramos boas ideias. Adoramos vinho. Adoramos boas ideias para servir vinho! Essa é uma delas...

 Rendimento:

6 unidades

 Ingredientes:

.  120 g de chocolate meio amargo fracionado

 

Além disso, você também vai precisar de:

. 6 copinhos descartáveis para café (50 ml)
. 1 pincel
. 1 tesoura

 

  Modo de Preparo:

Derreta o chocolate em banho-maria. Desligue o fogo mas mantenha em banho-maria durante o processo. Cuidado com o vapor e a água, que não devem entrar em contato com o chocolate.

Pincele todo o interior de cada um dos copinhos, com uma fina camada do chocolate derretido. Leve os copinhos à geladeira (não é no freezer!) por 5 minutos. Depois que o chocolate endurecer, repita a operação, fazendo uma segunda camada de chocolate em cada copinho, e leve-os novamente à geladeira. Faça uma terceira camada, sempre levando à geladeira por alguns minutos, para endurecer.

Ao final da última camada, limpe a parte superior dos copinhos, raspando o excesso de chocolate com uma faca.

Com o auxílio de uma tesoura, faça pequenos cortes na borda de cada copinho, para depois retirá-los, com cuidado. Pronto!

 Harmonização:

Esse copinho é perfeito para servir vinho do Porto. Como utilizamos chocolate meio amargo, o ideal é harmonizá-lo com Porto Tawny ou Vintage, que são mais complexos devido ao contato com o carvalho.

Se preferir chocolate ao leite, sirva os copinhos com vinho do Porto Ruby, que é mais frutado.

E se eu quiser fazer copinhos de chocolate branco? Aí a dica é utilizá-los para servir vinho Jerez Doce ou Pedro Ximénez.

Para ler mais sobre vinho do Porto, uma das delícias de Portugal, clique aqui. Ou então, sobre o espanhol Jerez, clique aqui.

Se você seguir a receita, utilizando chocolate fracionado, não será necessário temperar ou dar choque térmico no chocolate, o que torna o trabalho mais prático e ágil. Esse tipo de chocolate, chamado de cobertura fracionada, não precisa passar pelo processo de temperagem, e tem maior resistência a temperaturas ambientes mais elevadas.

Como você deve ter percebido, é muito fácil, mas também muito charmoso. Mantenha esses copinhos sempre à mão, então, para receber seus amigos com originalidade!

E não se esqueça de brindar, é claro!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.